News

Revivendo Buda!

No último sábado, dia 2 de março, atendendo gentil convite recebido por meio tradicional, isto é, via correio, estive presente na sede da “Luzes Espaço de Possibilidades”, entidade sediada na Rua Frei Antônio de Pádua, 1376, no Jardim Guanabara, em Campinas, para o lançamento do livro “Sofrimento, origem, cessação e caminho”, de autoria da Monja Nirvana, minha erudita colega acadêmica na Academia Valinhense de Letras e Artes (AVLA).

                A monja Nirvana França, ou Lobsang Padma, é monja desde 2009 na Associação Buddha-Dharma, e é adepta da filosofia oriental. É professora de Análise dos Textos Canônicos Theravãda, do Instituto Pramãna de Valinhos, onde formou-se em Budologia, e ora doutoranda em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, também, graduada em Direito pela Universidade Salesiana de Campinas (UNISAL). E a sua obra deriva dessa tradição Theravãda, estudada na sua graduação e mestrado que concluiu na Universidade da Kelanya (Sri Lanka/Hong Kong), além dos seus anos de aprendizado na tradição Geluk.

                A ilustre acadêmica, antes do tradicional autógrafo, ministrou palestra sobre parte do seu livro, referente ao sofrimento, prendendo a atenção da seleta plateia, que lotava o auditório, inclusive com a presença de várias acadêmicas da AVLA, prestigiando a colega acadêmica, dentre as quais a Cida Reis, sua vice-presidente, a Rita Queiroz, a Teka Pinheiro, a minha querida poetisa azul, a Sandra Alves, a Ethel Beluzzi e a Maria Buffa.   

                A autora busca, em sua alentada obra, analisar o Dhammacakkappavattanasutta, o Sermão do Giro da Roda do Dhamma, primeiro ensinamento do Buda, após sua iluminação, o que a marcou pela definição de sofrimento que o Buda revela para que, refletido, conscientemente, introduza as quatro nobres verdades: a verdade do sofrimento, sua origem, a cessação do sofrimento e o caminho que leva a essa cessação. Caminho esse que é delineado no Nobre Caminho Óctuplo, abrangendo práticas éticas, de sabedoria e concentração. Estes ensinamentos estabelecem o cerne da prática e filosofia budista, orientando os praticantes, na jornada da libertação. O Dhammacakkappavattanasutta é, assim, essencial para compreender o núcleo do ensinamento budista e sua aplicação prática na busca da felicidade e do autoconhecimento, visto que, “aquele que encontra alegria no Dhamma vive feliz, com a mente serena; nos ensinamentos revelados pelos nobres, o sábio sempre se deleita” (Dhammapada).

                 Com uma abordagem que une estudo acadêmico e insights pessoais, o livro se aprofunda na natureza do sofrimento — desde as dores físicas até as angústias da mente — e desvenda caminhos para a libertação e a paz interior. Utilizando uma rica bibliografia atual de monges Theravãda e uma diversidade de suttas, a obra é um convite à reflexão e ao autoconhecimento.

                O livro da monja Nirvana é um exemplar dos valiosos ensinamentos budistas, podendo ser aplicado na vida contemporânea, constituindo-se em excelente caminho de sabedoria e de compreensão para a serenidade. Sua leitura permite que compreendamos que a felicidade verdadeira vem de dentro, de um entendimento mais profundo sobre quem realmente somos, possibilitando estabelecer um alicerce sólido do que precisamos aprimorar dentro de nós para evitar arrependimentos e fazendo cessar o que nos aflige e angustia, garantindo a plenitude de um estado de bem-estar pessoal. Afinal, não podemos nos esquecer, jamais, de que somos, em essência, seres de pura felicidade.

                Portanto, é obra que recomendo!

Leia anterior

Uma a cada 4 pessoas será obesa em 2035

Leia a seguir

Dengue: Inicia-se Medida de Controle no Jardim Pinheiros