Estado já registrou 1.231 casos confirmados e 138 prováveis até o dia 3 desse mês
Nesta terça-feira, dia 8, foram confirmadas dois novos óbitos pela monkeypox no Estado do Rio de Janeiro. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) já são cinco mortes causadas pela doença.
Um dos pacientes é um homem de 46 anos, morador de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A morte foi notificada no dia 31 de outubro.
O segundo registro foi um homem com 27 anos, morador do São Pedro da Aldeia, na região dos Lagos. A data de início dos sintomas foi dia 27 de outubro. Conforme informado pela secretaria, o paciente estava internado e possuía comorbidade.
Já são 1.231 casos confirmados e 138 prováveis registros no estado até o dia 3 desse mês. Outros 387 estão sendo investigados, e 2.665 já foram descartados.
Os casos prováveis são pacientes que apresentaram um ou mais critérios listados como exposição próxima e prolongada, podendo ser através do contato físico direto ou através de materiais contaminados, entre outros.
Já os suspeitos, são pessoas, de qualquer idade, apresentando lesões em mucosas e/ou erupção cutânea aguda. Podendo apresentar edema nos órgãos genitais.
Os profissionais de saúde que tiveram contato, sem o uso adequado de equipamentos de proteção individual, também estão incluídos.
Conforme a secretaria, “identificada pela primeira vez em macacos, é importante ressaltar que o surto atual não tem relação com esses animais”.