News

São Paulo registra pior qualidade de ar do mundo nesta segunda-feira (9)

A cidade de São Paulo alcançou a pior qualidade de ar entre todas as metrópoles globais nesta segunda-feira (9), segundo o site suíço IQAir. O índice de qualidade do ar (AQI) atingiu 160 por volta das 12h55, considerado “insalubre”. A capital paulista, assim como grande parte do Brasil, está sofrendo com uma onda de calor, tempo seco e fumaça proveniente de incêndios. A concentração de partículas poluentes (PM 2,5) na atmosfera chegou a 13,6 vezes o limite recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A região da Marginal Tietê, próxima à ponte dos Remédios, apresentou os piores níveis de poluição na cidade, com um AQI de 187, conforme a plataforma. De acordo com dados da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), a qualidade do ar em grande parte da Região Metropolitana de São Paulo variou entre “ruim” e “muito ruim” ao longo do dia.

São Paulo ficou à frente de cidades conhecidas por sua poluição, como Lahore, no Paquistão (158 AQI), Dubai, nos Emirados Árabes (128 AQI), Doha, no Catar (117 AQI), e Beijing, na China (111 AQI). No Brasil, outras capitais como Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC) apresentaram índices ainda piores, com 249 e 223 AQI, respectivamente, sendo classificadas como “muito insalubres”.

Somente nesta segunda-feira (9), o Brasil registrou 3.388 focos de incêndio, segundo o sistema BDQueimadas do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Todos os seis biomas do país foram atingidos, com destaque para a Amazônia, que concentrou 1.208 focos, o equivalente a 35,7% do total. Desde agosto, o interior paulista tem enfrentado uma onda de queimadas, que já atingiram cerca de 25 cidades. Pelo menos 11 pessoas foram presas por envolvimento em incêndios florestais no Estado.

Leia anterior

Nova onda de calor marca uma das semanas mais quentes de setembro

Leia a seguir

Defesa Civil convoca brigadistas voluntários para treinamento nesta terça-feira (10)