Segundo o ministério, a morte foi registrada no interior de Minas Gerais e paciente tinha imunidade baixa
O Ministério da Saúde confirmou nesta 6ª feira (29.jul.2022) a 1ª morte por varíola dos macacos no Brasil. Ao Poder360, a pasta informou que a morte foi registrada em Minas Gerais.
“Trata-se de um paciente do sexo masculino, de 41 anos, com imunidade baixa e comorbidades, incluindo câncer (linfoma), que levaram ao agravamento do quadro”, informou em nota o Ministério da Saúde. O homem estava internado em um hospital público em Belo Horizonte. “A causa de óbito foi choque séptico, agravada pela monkeypox [varíola dos macacos].
”Foi o 1º óbito registrado fora do continente africano. Em 20 de julho, diretor-geral da OMS (Organização Mundial da Saúde), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que 5 pessoas haviam morrido em decorrência da doença, todas em países da África.
Segundo a pasta, até a noite de 5ª feira (28.jul.2022) o Brasil registrou 1.066 casos de varíola dos macacos. São Paulo e Rio de Janeiro são os Estados com mais contaminados pela doença até o momento, com 823 e 124, respectivamente.
Em São Paulo, SMS (Secretaria Municipal da Saúde) da capital informou ter registrado 3 casos em crianças. Segundo o órgão, todas estão sendo monitoradas e não há sinais de agravamento da doença.
Na 5ª feira (28.jul.2022), o ministério da Saúde anunciou a criação do COE (Centro de Operação de Emergências). O centro, que entrou em funcionamento nesta 6ª feira, acompanhará a situação epidemiológica e também deve elaborar o plano de vacinação da doença no Brasil.
Cerca de 50.000 doses estão sendo negociadas com o Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), no entanto, a previsão de chegada de vacinas.