News

Segurança nas transações financeiras

Você com certeza já viu alguma notícia ou conhece alguém próximo que sofreu fraude no sistema financeiro. Isso pode incluir aquelas compras no cartão de crédito não reconhecidas e também as que ocorrem pela conta corrente, onde simplesmente são feitas transferências, pagamentos e até compras. Essas costumam envolver valores maiores.

Infelizmente, enquanto muitos usam sua inteligência e conhecimento para fazer o bem, outros estudam e se aprimoram em fazer maldades.

Gostaria de esclarecer aqui uma verdade aprendida durante minha carreira. A segurança nos meios eletrônicos (apps e internet banking) envolve sempre os dois lados, ou seja, o lado do banco e o seu. Sim, a responsabilidade também é sua em se proteger. Cada um tem que fazer sua parte.

Os bancos investem muito dinheiro para evitar que seus dados bancários, dados pessoais, números de conta e dados do cartão entre outros dados sensíveis sejam protegidos contra fraudadores. Mesmo assim, as fraudes acontecem e o banco sabe que terá algum prejuízo com isso.

Já se perguntou como você pode se proteger? O primeiro passo é conhecer as orientações de segurança que o seu banco te fornece, seja pelas notificações e ajuda nos apps ou em áreas específicas do site. Elas incluem usar programas antivírus e não abrir links recebidos no celular ou no e-mail. Quem nunca recebeu um e-mail de algum banco que nem tem conta dizendo que tem pontos a resgatar ou que seu acesso à internet seria bloqueado se não fosse feito algum procedimento urgente?

Outra coisa a ser feita é verificar se os limites de movimentação que seu banco oferece são compatíveis com sua necessidade. Os grandes bancos são mais rigorosos com esses limites para evitar fraudes. Isso às vezes até atrapalha no dia a dia, mas é uma segurança para os dois lados.

Os bancos menores e mais modernos, que incluem as fintechs são mais liberais nesses lmites, mas será que estão preparados para tratar com agilidade esses casos de fraude? Eu acredito que não.

Por isso é importante procurar sempre se informar como se proteger e também saber qual o tratamento que é dado pelo seu banco caso ocorra alguma fraude. Isso pode evitar muitos aborrecimentos, além do prejuízo financeiro.

Leia anterior

Contação de Histórias será uma das atrações da Feira Arte na Praça deste domingo (23)

Leia a seguir

Continue respirando