News

Tenista Pedro Rocha desponta vencendo 23 torneios na região

Inspirado por profissionais como Roger Federer e incentivado por seus pais, Pedro desenvolveu uma forte conexão com o esporte

Por Gabriel Previtale

Em celebração ao Dia do Tenista (9 de junho), conversamos com Pedro Rocha (@pedrorochafotos), que aos 23 anos divide sua rotina entre o trabalho como auxiliar administrativo e o seu amor pelo esporte. Morador de Valinhos, ele começou a jogar tênis aos nove anos através do projeto “Raquete para Todos”, coordenado por Pedro Stucchi. “O Centro de Lazer do Trabalhador (CLT) é do lado de casa, e por isso tive acesso ao tênis desde criança”, conta Pedro.

Inspirado por profissionais como Roger Federer e incentivado por seus pais, Pedro desenvolveu uma forte conexão com o esporte. “Eles sempre me apoiaram”, diz. Durante muitos anos, ele treinou diariamente no CLT com treinadores como Vinicius Oliva, Joas Germano e Mohamed. “Acredito que a prática leva à perfeição; quanto mais você treina, mais fácil fica.”

Pedro enfrentou desafios significativos ao disputar torneios em outras cidades, muitas vezes viajando de ônibus devido à falta de um veículo próprio. “Participei de campeonatos em Jundiaí, Itatiba, Itupeva, Campinas, Valinhos, Jaguariúna e Holambra”, relembra.

Entre suas maiores conquistas estão o torneio de 3ª classe em Jundiaí, onde jogou a semifinal e final com cãibras na panturrilha e ainda assim garantiu o troféu de 1º lugar. Recentemente, venceu o torneio da categoria A em Itatiba, no CT Bruno Figlia, enfrentando jogadores de alto nível.

Pedro pretende continuar evoluindo no tênis e competindo na categoria A do circuito solidário. “Tênis é um esporte difícil, apenas um irá vencer”, observa o entrevistado. Valinhos oferece três quadras públicas de tênis, um privilégio que Pedro valoriza. “Muitas cidades não têm isso. Tenho a sorte de morar aqui e jogar tênis perto de casa.”

Além de jogador, Pedro é fotógrafo no torneio de tênis Circuito Solidário, um evento beneficente. Ele aconselha os jovens a não desistirem do esporte e a treinar com amigos para evoluir tecnicamente. “Controlar as emoções é fundamental para um bom desempenho nos torneios. Jamais desista dos seus sonhos.”

Em 2023, o tenista ganhou o torneio interno do CLT, ficando em 1º lugar entre os atletas da categoria A. Ele também possui um canal no YouTube onde posta vídeos de tênis e se prepara para representar Valinhos nos Jogos Regionais. “Ganhei minha primeira raquete no projeto ‘Raquete para Todos’ no CLT por tirar boas notas. Jogo tênis há 13 anos e já ganhei 23 torneios amadores na região.”

Sobre sua relação com o professor Pedro Stucchi, Pedro lembra com carinho do apoio da prefeitura de Valinhos ao projeto, que oferecia inscrições para torneios e almoços gratuitos para os alunos. “A prefeitura fortalecia demais, disponibilizando ônibus para levar todas as crianças. O professor Pedro Stucchi levou os alunos para o parque aquático Wet’n Wild, um sábado inesquecível.”

Pedro Rocha é um exemplo de dedicação e paixão pelo tênis, combinando o esporte com seu talento para a fotografia esportiva e inspirando jovens a perseguirem seus sonhos.

Leia anterior

Valinhos regulamenta tráfego de caminhões na cidade

Leia a seguir

Prefeitura retira Ponto de ônibus com estrutura desabando após denúncia