News

The Sound of Silence e a tristeza que, 60 anos depois, ainda não encontra comunicação

Primeiro sucesso de Simon & Garfunkel tem narração poética que toca no eco da melancolia moderna

Por Bruno Marques

Veja se você já ouviu esses versos antes, cantados de uma forma bem sutil, mas melancólica: “Hello darkness, my old friend. I’ve come to talk with you again”. Não? E estes, quase soluçados num choro: “Quanto mais o tempo passa, mais eu gosto de você”. Se a resposta continua sendo negativa, vamos aos autores e à análise do ‘Por trás da música’ de hoje.

Os primeiros versos são o início do grande clássico The Sound of Silence, canção folk de uma das maiores duplas da história da música: Simon & Garfunkel. Ela foi escrita há 60 anos, em fevereiro de 1964, mostrando, mais uma vez, que música boa não envelhece. E é como vinho, fica ainda melhor com a maturação do tempo.

“É sobre a inabilidade de se comunicar”, explicou Paul Simon
JTV-Por trás da música Sound of Silence. Reprodução

Contexto nos anos 60

A gravação de Sound of Silence se iniciou no mês seguinte, em março de 1964 e foi até junho do ano seguinte. Após a produção de diferentes versões, foi lançada como single exatamente 20 anos antes do nascimento deste que vos escreve, em 12 de setembro de 1965. Foi produzida por Tom Wilson – que também produziu Bob Dylan e Frank Zappa -, e lançada pela Columbia.

Composição ainda mais relevante hoje

Paul Simon disse que a ideia inicial dessa música surgiu no banheiro. “É sobre a inabilidade de se comunicar”, disse certa vez, talvez sem saber que, 60 anos depois o tema seria ainda mais relevante. E foi. O single foi número 3 na Áustria e atingiu o topo nos EUA e Alemanha.

Em filmes e versões, Silence prolongou seu som

Foi o primeiro grande sucesso da dupla. Toca nos filmes The Graduate (1967), Watchmen (2009) e na série The Leftovers (2014). As bandas Heir ApparentNevermore, e Disturbed fizeram versões, sendo que esta última ganhou uma interpretação à capela cumprimentada por Paul Simon.

Em 1989, a dupla sertaneja Leandro & Leonardo gravou e lançou uma versão intitulada É Por Você Que Canto, cujos versos estão no primeiro parágrafo.

Ouça hoje em silêncio.

Leia anterior

Valinhos encerra dezembro com altas demissões de empregos formais

Leia a seguir

Munícipes e prestadores de serviço buscam flexibilização nas restrições de descarte nos Ecopontos de Valinhos