News

Última segunda-feira marcou o encerramento das transferências via DOC

Transferências bancárias por meio de Documento de Ordem de Crédito (DOC) foram encerradas às 22h da última segunda-feira, marcando o fim de uma modalidade que perdeu espaço para o Pix e cedeu lugar à tecnologia mais moderna. Tanto pessoas físicas quanto jurídicas não podiam mais contar com o serviço de emissão e agendamento entre diferentes instituições financeiras.

No último ano, os bancos já haviam anunciado o encerramento dessa modalidade de transferência, e o prazo máximo para agendamento do DOC se estendeu até 29 de fevereiro, quando os pagamentos foram processados pela última vez, encerrando definitivamente o sistema.

Além do DOC, a Transferência Especial de Crédito (TEC) também deixou de ser oferecida às 22h de ontem. Essa modalidade, utilizada por empresas para pagamento de benefícios a funcionários, também estava em desuso.

O Pix, sistema de transferência instantânea do Banco Central, gratuito para pessoas físicas, ganhou destaque nos últimos anos e contribuiu para a obsolescência do DOC e da TEC. Criado em 1985, o DOC permitia transferências até as 22h, com a conclusão da transação no próximo dia útil. Transações feitas após esse horário levavam dois dias úteis para serem processadas.

Estatísticas mostram que, no primeiro semestre de 2023, as transações por DOC representaram apenas 0,05% do total de 37 bilhões de operações bancárias. Comparado a outras modalidades, o DOC ficou atrás de cheques, TED, boletos, cartão de débito, cartão de crédito e Pix, este último sendo a preferência dos brasileiros com 17,6 bilhões de operações.

A Transferência Eletrônica Disponível (TED), utilizada principalmente para transferências de grandes valores, permaneceu em vigor. Criada em 2002, a TED permitiu o envio de recursos entre diferentes instituições até as 17h dos dias úteis, com a transação sendo concluída em até meia-hora.

Leia anterior

Domingo terá Encontro de Motos na 73ª Festa do Figo e 28ª Expogoiaba

Leia a seguir

Ações Estratégicas impulsionam serviço de acolhimento familiar da Casa da Criança