A fotografia registra um momento no presente para que no futuro possamos nos lembrar do passado. E esta resume perfeitamente em uma imagem essa passagem através do tempo. É bastante claro. Mas olhe para ela com mais atenção:
É a última vez que carros de diversos modelos e idades estacionam ali. A última vez que aquele senhor sobe a rampinha em busca de frutas frescas. E talvez eles nem saibam disso.
Na foto vemos um fim e um novo começo. É uma imagem que mostra a passagem, desde o pavimento, que justo ali tem asfalto e paralelepípedos, uma ave cruzando o céu, e nossa calçada de ondas em pedras portuguesas. Tudo sob um céu nublado e nuvens transitórias.
Neste dia 31 de agosto, o Varejão da Horta encerra suas atividades depois de 32 anos de trabalhos destacados no Centro de Valinhos. Resta o registro e os relatos das lembranças para que nossa história esteja sempre presente.
A partir desta semana, o Jornal Terceira Visão vai estrear colunas visando cultivar a importância da memória de nossa cidade.