News

Valinhos declara estado de emergência devido à Dengue

Medida garante mais agilidade e flexibilidade para combate à doença

A partir desta quinta-feira (21), a Prefeitura de Valinhos anunciou o estado de emergência na saúde pública devido à situação preocupante da dengue. O decreto, de número 12040/2024, foi publicado na edição extra dos Atos Oficiais, visando adotar todas as medidas administrativas e assistenciais necessárias para conter o aumento de casos de arboviroses na cidade. Com 1.642 casos confirmados da doença, Valinhos se une a outros municípios da região de Campinas que também tomaram essa medida diante da gravidade da situação.

O estado de emergência permitirá uma resposta mais ágil e flexível no enfrentamento à dengue, agilizando processos como a aquisição de insumos, medicamentos e a contratação de serviços. O secretário da Saúde, João Gabriel Vieira, alertou que a situação já é considerada epidêmica, com mais de 1.080 casos para cada 100 mil habitantes. A previsão é que o número de casos aumente nos próximos meses, especialmente entre abril e maio, tornando essencial a preparação para lidar com a crescente demanda por atendimento e cuidados hospitalares.

O número de casos confirmados da doença em Valinhos já alcançou a marca alarmante de 1.642. Até o momento os bairros com mais casos positivados são: São Marcos: 186 casos; Jardim Pinheiros: 55 casos; Santa Maria: 52 casos; São Luiz: 48 casos; Jurema: 47 casos; Vila Santana: 38 casos; Santa Gertrudes: 31 casos; Palmares: 31 casos; Novo Horizonte: 30 casos; Portugal: 29 casos e Lenheiro: 28 casos.

A decisão de declarar o estado de emergência foi tomada em uma reunião conjunta realizada pelo Comitê Municipal de Prevenção e Controle das Antropozoonoses. Instituído pela prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara Rossi de Godoy, o comitê reuniu representantes da administração municipal e autoridades da área de saúde para discutir estratégias de enfrentamento da dengue. Até o momento, quase quatro mil pessoas foram atendidas e realizaram testes de dengue em Valinhos, enquanto a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) registrou um recorde de 550 atendimentos em um único dia nesta semana.

Leia anterior

STJ determina execução da pena de Robinho no território brasileiro

Leia a seguir

7º Aniversário do ‘Olhar Noturno Rio de Janeiro’: Celebração com Premiações