É a primeira vez que o município fica fora do nível considerado alto e tem o pior resultado desde que o índice passou a ser feito, em 2015
Por Bruno Marques
5ª da região – dentre 20 cidades, 56ª do estado – que tem 645 municípios, e 65º no país, que soma 5.570 municipalidades, Valinhos obteve 59,61 de pontuação no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC-BR) divulgado na semana passada. O valor é considerado médio, porém, a menos de um ponto da avaliação do que o índice considera alto.
É a primeira vez que Valinhos fica fora do nível considerado alto. A cidade também apresentou o pior resultado desde que o índice passou a ser feito, em 2015. No ano passado, o município somou 65,16 pontos, quase seis a mais do que o obtido no corrente ano.
RMC
A maior cidade da região, Campinas, ficou com nível médio de pontuação, aparecendo na posição 202 do Brasil, com 57,69 pontos. Dentre as cidades da RMC, ficaram à frente Valinhos a vizinha Vinhedo (10º com 61,97 pontos), Pedreira (7º com 62,51), Indaiatuba (14º com 61,30) e Itatiba (50º com 59,89).
O ranking mede o progresso total para o cumprimento de todos os 17 ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil.
O estudo é uma iniciativa do Instituto Cidades Sustentáveis, no âmbito do Programa Cidades Sustentáveis, em parceria com o Sustainable Development Solutions Network (SDSN), apoio do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e financiamento do Projeto CITinova.
O Top 5 é formado por cidades do estado de São Paulo e dentre o Top 10, 8 são do território paulista. Por fim, dos 50 mais do País, 42 cidades são paulistas. Veja a tabela completa: https://idsc.cidadessustentaveis.org.br/rankings/