News

Valinhos intensifica vistoria de casas fechadas na luta contra a dengue

A prefeitura de Valinhos está adotando medidas extremas para combater a propagação do mosquito transmissor da dengue. A estratégia inclui uma busca ativa em imóveis fechados por longos períodos, visando detectar e eliminar possíveis criadouros do mosquito. Essa busca ativa é intensificada, especialmente quando há confirmação de casos de dengue em determinadas áreas.

As equipes de vigilância avaliam os locais onde os pacientes vivem e monitoram a disseminação da doença nas proximidades, com visitas a todos os imóveis em um raio de 500 metros. Quando outro morador apresenta sintomas da doença, ele é encaminhado para exames de sorologia e recebe orientações adequadas.

Durante as visitas, também é feito um trabalho de bloqueio e controle de criadouros, envolvendo a eliminação de recipientes com água parada, com a participação dos moradores para conscientizá-los sobre a importância da prevenção. Além disso, a prefeitura está realizando ação de fumacê na região do Jardim São Marcos como parte das medidas de controle da dengue.

Até o momento, de acordo com a Vigilância Epidemiológica, foram registrados 266 casos positivos de dengue de 1º de janeiro a 7 de fevereiro. Para quem apresenta sintomas da doença, é recomendado procurar diretamente a Unidade de Pronto-Atendimento para avaliação médica e, se necessário, realizar hemograma e teste rápido.

Os sintomas típicos da dengue incluem febre, dor atrás dos olhos, manchas avermelhadas na pele, dor de cabeça e dor no corpo, e os resultados dos exames geralmente saem em cerca de 24 horas.

Leia anterior

Claudinei Oliveira assume o comando do Guarani em busca de reverter crise no Paulistão

Leia a seguir

Novo programa possibilita parcelamento de dívidas em até 145 vezes