17% dos casos da síndrome em Valinhos, no ano passado, ocorreram em jovens na faixa etária de 15 a 29 anos
O Jornal Terceira Visão tem acompanhado de perto a incidência de casos de AIDS ao longo dos anos, em Valinhos. Segundo dados da Prefeitura de Valinhos, em 2021, a taxa de incidência foi de 7,2 casos para cada 100.000 habitantes. Em 2022, houve um aumento, registrando 10,4 casos por 100.000 habitantes. Já em 2023, a taxa manteve-se estável em 10,4 casos por 100.000 habitantes até o momento.
Ainda segundo a municipalidade, Valinhos tem adotado a abordagem da Prevenção Combinada, que consiste na implementação simultânea de diversas estratégias preventivas. Isso inclui a disponibilização de consultas com infectologistas, distribuição de preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante, profilaxia pós-exposição e pré-exposição, além de oferecer testes rápidos em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Cedic CTA. O município também incluiu no Protocolo de Pré-Natal a realização de pelo menos três exames de HIV durante a gestação, visando à prevenção da transmissão vertical.
Os testes rápidos para diagnóstico de HIV estão amplamente disponíveis em todas as UBS e no Cedic CTA, além de estarem acessíveis na UPA e hospitais para casos específicos, como violência, suspeita diagnóstica ou acidente de trabalho. Valinhos conta com programas específicos de educação sexual, incluindo palestras educativas nas escolas municipais realizadas por profissionais de saúde. Além disso, são distribuídos folhetos explicativos nas UBS e no Cedic.
De acordo com a pasta da Saúde, os grupos de maior risco para transmissão de HIV em Valinhos são os homens que fazem sexo com homens, seguidos de pessoas em vulnerabilidade social. As medidas adotadas incluem orientações, prevenção e acolhimento sem preconceito.
O tratamento antirretroviral para pessoas vivendo com HIV está disponível na Farmácia do Componente Estratégico da Vila Santana, com o acompanhamento realizado no Cedic CTA, proporcionando acesso facilitado aos medicamentos e cuidados necessários.
Em 2023, 17% dos casos novos de AIDS em Valinhos ocorreram em jovens na faixa etária de 15 a 29 anos. Para enfrentar esse desafio, são implementadas estratégias que visam incentivar a prevenção, como palestras nas escolas, distribuição de preservativos em locais públicos e um ambiente de acolhimento sem preconceitos.