Plano de ação auxiliará a conduzir os projetos já em desenvolvimento e também os novos
Valinhos caminha junto com as nove cidades integrantes do Circuito das Frutas para que o polo seja considerado um Destino Turístico Inteligente pelo Ministério do Turismo. A pedido do Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento do Polo Turístico do Circuito das Frutas, o Senac de Jundiaí, juntamente com o Conselho Regional de Turismo, entregou no último dia 21 o “Plano de Ação do Programa Destino Turístico Inteligente do Circuito das Frutas” às cidades participantes.
A cidade já avançou em várias etapas neste sentido nos últimos anos ao reativar o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), ao integrar o Mapa Turístico Brasileiro e ao ser reconhecida pelo Ministério do Turismo como integrante do Programa de Regionalização do Turismo dentro da região dos Circuitos das Frutas.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Valinhos, o diálogo entre as partes envolvidas na gestão do plano, tanto do poder público quanto da iniciativa privada, além do contínuo estudo do tema e o monitoramento das ações propostas, serão fundamentais.
Segundo a Diretora do Departamento de Turismo, o plano prevê ações focadas na sustentabilidade turística e ambiental, acessibilidade, qualidade de vida, mobilidade, conectividade e sinalização turística.