Vereadores pedem cancelamento de cobrança retroativa do ISSQN

Administração municipal fez mapeamento aéreo e constatou aumento de área construída nos imóveis da cidade

Por Bruno Marques

Os vereadores Fábio Damasceno (Republicanos), Gabriel Bueno (MDB), Marcelo Yoshida (PT), Thiago Samasso (PSD), Veiga (PSD) e Salame (PSD) apresentaram duas moções, aprovadas na sessão desta terça-feira, 11, pedindo ao prefeito Franklin (PL) que cancele a cobrança retroativa do ISSQN (Imposto sobre Serviços de Quaisquer Natureza).
A diferença de área foi incluída no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) a partir de 2019, enquanto a nova cobrança do ISSQN começou a ser realizada no fim do ano passado referente à prestação de serviços por empresas e profissionais autônomos na área da construção civil.

Caso da creche conveniada

Simone Bellini (UB) ressaltou a importância da Semana da Mulher. Edinho Garcia (PRD) questionou: qual o problema de instituições de ensino conveniadas serem filmadas? O vereador se referiu ao caso da denúncia de que um bebê teria sido agredido em uma creche conveniada.
Alexandre Japa (PRD) solicitou tapa buraco em ruas do Bom Retiro e manutenção em praças do mesmo bairro. Ele também pediu apoio à família da mãe cujo bebê teria sido agredido em creche conveniada pela Prefeitura.
Alécio Cau (PSB) mostrou situação do bairro Morro das Pedras. “É necessário um recapeamento geral. Há ainda a possibilidade de vazamento de esgoto e contaminação de córrego”, alertou. O vereador também comemorou a volta dos campeonatos de bets. Marcelo Yoshida (PT) fez requerimento de melhoria na estrutura com sanitários na feira do Jardim do Lago e de providências contra alagamentos na cidade.

Carros e materiais abandonados

Rafa Marques (PL) pediu remoção de carros abandonados nas ruas e criticou a aquisição de materiais para libras: “A administração anterior fez esta compra irresponsável por R$ 3 milhões e está sem uso”. Israel Scupenaro (PL) se mostrou preocupado com precariedade em estruturas de escolas municipais e também com a grande fila de cirurgias.

Esquadrilha da Fumaça

Entre indicações e solicitações, Jairo Passos (PL) quer apresentação da Esquadrilha da Fumaça em Valinhos e regulamentação da profissão de acompanhante terapêutico.

Leia anterior

Casa da Criança de Valinhos lança campanha do Bolo de Páscoa com arte exclusiva do publicitário Ronaldo Buzato

Leia a seguir

Mutirão de troca gratuita de lâmpadas acontece neste sábado em Valinhos