A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) prorrogou até esta segunda-feira (8), às 17h, o prazo para inscrições do Vestibular Unicamp 2026. A inscrição deve ser feita exclusivamente pela internet, na página da Comvest: comvest.unicamp.br.


Das 3.368 vagas regulares para ingresso na Universidade em 2026, o Vestibular Unicamp oferece 2.520, distribuídas em 69 cursos. A taxa de inscrição é de R$ 221,00 e deve ser paga até o dia 8 de setembro. É possível optar por até duas opções de cursos, desde que sejam da mesma área. O Manual do Ingresso 2026, disponível no site da Comvest, reúne informações sobre o processo de inscrição, as provas e todas as etapas do exame.
Entre as principais novidades estão a redução do número de questões na segunda fase e o fim da prova de Habilidades Específicas para Arquitetura e Urbanismo. A primeira fase será aplicada no dia 26 de outubro de 2025 e a segunda fase nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro de 2025, sempre no período da manhã, a partir das 9h. Já os candidatos de Música devem enviar vídeos entre os dias 15 e 30 de setembro. Para Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, as provas específicas ocorrerão entre os dias 3 e 5 de dezembro.
Mantida desde o ano passado, a carreira de treineiros exige que os candidatos escolham uma das três áreas: Ciências Humanas/Artes, Ciências Exatas/Tecnológicas ou Ciências Biológicas/Saúde. Esses participantes não realizam provas específicas, mas recebem certificado de participação e sua classificação.
As provas do Vestibular Unicamp 2026 serão aplicadas em 31 cidades do estado de São Paulo, além de seis capitais: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife e Salvador. Entre os municípios paulistas estão Campinas, Valinhos, Americana, Jundiaí, Sorocaba, Ribeirão Preto, Piracicaba, Limeira, Sumaré, entre outros.