News

VINHEDO PROMOVE AÇÕES DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO NO SETEMBRO AMARELO

Campanha vai contar com rodas de conversa, palestras e capacitação de profissionais

Vinhedo está promovendo uma série de ações na Campanha de Prevenção ao Suicídio, que acontece durante o Setembro Amarelo, como rodas de conversas, palestras e capacitação de profissionais da saúde e da educação.

O tema do Setembro Amarelo deste ano é “A Vida é a Melhor escolha”. Em Vinhedo a Secretaria de Saúde vai trabalhar também com o tema “Suicídio: Ressignificar, para além do Setembro Amarelo”.

 As atividades são realizadas em setembro porque o dia 10 deste mês é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Em parceria com a Secretaria de Educação serão realizadas rodas de conversas e palestras direcionadas a saúde mental dos adolescentes dentro do contexto escolar. As rodas de conversas vão ocorrer na Escola Darci Ana Degelo Briski nos dias 13 e 14 de setembro e no Centro de Educação Profissional de Vinhedo (Ceprovi) no dia 9 de setembro.
 
Também no dia 13 de setembro será realizada palestra online destinada aos pais dos alunos, às 18h30. No dia 14, profissionais da Educação passarão por capacitação. As ações voltadas para a Educação sobre saúde mental foram iniciadas em junho deste ano.
 
Na Saúde, profissionais passarão por capacitação no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), no Centro de Atenção à Saúde da Mulher (CASM) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). No CAPS, será realizado ainda um Sarau aberto aos moradores. Para participar, basta se inscrever na unidade.
 
Além do Sarau, o público em geral poderá participar do encontro com professores e estudantes da Faculdade de Medicina São Leopoldo Mandic, no dia 14, às 14h e 15h, na UBS Dr. Meirelles, para debater sobre saúde mental na rede básica, e da palestra que fecha o Setembro Amarelo, “8 Princípios para Aperfeiçoas sua Saúde Mental” com o psiquiatra Erich Fuentes. A palestra acontece no Centro de Convivência e é preciso se inscrever no link https://bit.ly/3ec83JV.
 
35 por dia
 
A Campanha de Prevenção ao Suicídio do Setembro Amarelo teve início em 2015 no Brasil. Durante todo esse mês, são realizadas ações de conscientização e capacitação em relação à saúde mental. Segundo o DataSUS, em 2020 foram registrados 12.895 suicídios no Brasil, o que representa 35 mortes autoprovocadas por dia ou três suicídios a cada duas horas. Em entrevista à Agência Câmara Notícias, o psiquiatra Humberto Müller comentou que para cada morte são registradas outras 20 tentativas.
 
Rotina
 
Vinhedo disponibiliza diferentes serviços regulares de saúde mental para os moradores da cidade, entre eles grupos de ansiedade e acolhimento psicológico. Basta procurar a UBS para obter informações sobre o atendimento.

Programação aberta ao Público do Setembro Amarelo
 
14 de setembro – 14h e 15h
Professores e estudantes da Faculdade de Medicina São Leopoldo Mandic debatem saúde mental com os participantes
UBS Dr. José Osmar Meirelles dos Santos – Rua Agenor de Matos, 170, Capela
 
24 de setembro – das 9h às 13h
Sarau no CAPS – Avenida 1º de Maio, 214, Jardim Von Zuben
Para participar é necessário se inscrever no próprio CAPS
 
30 de setembro – às 9h
Palestra “8 princípios para aperfeiçoas sua saúde mental”, com o psiquiatra Erich Fuentes
Centro de Convivência – Rua Osvaldo Cruz, 299, Santa Rosa
Inscrição:  https://bit.ly/3ec83JV

Leia anterior

PROJETO PREVÊ RESTRIÇÕES PARA IMPEDIR CONFLITO DE INTERESSES NA GESTÃO PÚBLICA

Leia a seguir

FUTSAL FEMININO DE VALINHOS CONQUISTA 2° LUGAR NOS JOGOS REGIONAIS 2022