Yoga Inclusivo transforma rotina de participantes na ACESA Capuava

Com 40 anos de experiência, na prática e no ensino do Yoga, o professor Gerson de Oliveira coordena um projeto transformador na ACESA Capuava, em Valinhos, que promove a atividade física por meio do Yoga. As aulas, iniciadas em janeiro de 2025, são gratuitas, realizadas às segundas e quartas-feiras pela manhã, com apoio da Lei de Incentivo ao Esporte e de empresas parceiras.

Gerson possui ampla formação na área: é formado como professor de Yoga pelo Instituto Isvara – Campinas, tem curso de aperfeiçoamento e pós-graduação em Yoga pela FMU – SP, é especialista em Atividade Motora Adaptada pela Unicamp, mestre e doutor pela Faculdade de Educação Física da Unicamp, além de ser especialista em Meditação para Saúde pela UNIFESP.

“Quando estava fazendo meu primeiro curso de formação em Yoga, a minha intenção era apenas conhecer mais sobre o Yoga; não pensava em dar aulas. Mas acabei substituindo uma professora que se afastou para tratamento médico e, a partir daí, nunca mais parei de ministrar aulas, palestras e cursos”, conta Gerson.

Fotografia de Gerson de Oliveira.

O projeto coordenado por Gerson atende aproximadamente 80 pessoas, com idades entre 13 e 83 anos. As aulas seguem uma estrutura com posturas, exercícios respiratórios, meditação e relaxamento, sempre com adaptações respeitando os limites de cada participante. “O Yoga já oferece princípios que promovem a possibilidade de cada praticante realizar a prática de forma singular. Os princípios são o conforto, a estabilidade e o profundo respeito aos limites individuais”, explica.

Os benefícios relatados pelos participantes incluem melhora no sono, redução da ansiedade, mais disposição e até fortalecimento da interação social entre os cuidadores que participam das práticas na sala de espera. “Percebemos um aumento na adesão à medida que os próprios praticantes começaram a relatar suas experiências”, afirma o professor.

Gerson também destaca o impacto das práticas entre os profissionais da ACESA “Uma forma de cuidar dos profissionais que tanto se dedicam ao cuidado com os outros”.

Fotografia que retrata o cotidiano do projeto na ACESA Capuava. Acervo Gerson de Oliveira.

Convite à comunidade:

A população de Valinhos e região pode participar gratuitamente das aulas de Yoga Inclusivo oferecidas na ACESA Capuava. A iniciativa é aberta a todos os interessados, independentemente da idade ou experiência prévia com a prática. Por ser acessível e não exigir equipamentos específicos, o Yoga é uma ferramenta eficaz de promoção da saúde e bem-estar em diferentes contextos sociais.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone: +55 (19) 98275-0013

Sobre a ACESA CAPUAVA:

A ACESA CAPUAVA é uma entidade filantrópica de Valinhos-SP que atende pessoas com transtorno do espectro autista; deficiência intelectual; deficiência múltipla e surdez. Fundada em 2002, atua junto à comunidade carente de toda Região Metropolitana de Campinas e é formada por um grupo de profissionais que se uniu com a missão de prestar um serviço de amor incondicional e de cidadania. Para mais informações, visite: www.acesacapuava.com.br

Leia anterior

Caiaque Recreativo na Represa II promete dia de diversão e contato com a natureza em 8 de junho

Leia a seguir

O experiente Tomahawk e a proposta de antigos bailinhos de garagem