Evento teve 120 coreografias e 700 bailarinos de várias partes do mundo
O 1º Festival Internacional de Dança de Valinhos, que se encerrou no último domingo (2), reuniu cerca de 5 mil pessoas e contou com a participação de artistas de Cuba, Itália, México, além de seis estados e 30 cidades brasileiras. Ao longo dos quatro dias de evento, foram apresentadas 120 coreografias, com a inscrição de 700 bailarinos.
O festival incluiu mostras, competições, workshops e palestras, que aconteceram no Ginásio Municipal, no Teatro Darci Rossi e no Centro Cultural Vicente Musselli. A realização foi da Prefeitura de Valinhos, através da Secretaria da Cultura, com o apoio da Associação Cultural e Artística de Valinhos (ACAV) e do Ballet Paula Castro, de São Paulo.
Uma das principais atrações do evento foi a presença da renomada bailarina Ana Botafogo. Além de integrar o corpo de jurados das competições, ela ministrou duas aulas especiais e uma palestra gratuita. “A interação entre alunos e profissionais da dança é fundamental. Festivais como este são essenciais para descobrir novos talentos no nosso país”, comentou Ana Botafogo. Entre os jurados, estavam também grandes nomes da dança, como Ana Julia Bermudez, Yosvani Ramos, Niurka Naranjo, Patricia Visconti, Lenon Vitorino, Juliana Castro, Junior Marmo, Alex Soares, Edson Santos, Erika Novachi e Liliane de Grammont.
O festival premiou novos talentos da dança. Os vencedores foram:
– Melhor Bailarino: João Conti
– Melhor Coreógrafo: Carlos Santos
– Melhor Grupo: Ballet Thatiana Orite
– Bailarino Revelaçã: Isabeli Garcia de Lima
– Grand Prix – Troféu Ramona de Sá: Bruna Cadinelli Mattioli
– Bolsa Latin American Workshop Tour: João Pedro Jaiger e Ana Cecília Garcia
– Um mês de vivência no Ballet de Monterrey: Maria Vitória Sfeir e Bruno Henrique