News

30 pessoas foram encaminhadas para abrigo municipal na semana passada

O espaço tem capacidade de 30 leitos, divididos entre 25 masculinos e cinco femininos

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Assistência Social, acolheu 30 pessoas em situação de rua no abrigo municipal de Joapiranga, durante a semana de 16 a 20 deste mês. A força-tarefa, que agregou outras secretarias, surgiu como resposta ao frio prematuro, que chegou antecipadamente por uma frente fria. O espaço tem capacidade de 30 leitos, divididos entre 25 masculinos e cinco femininos. 


“A campanha que fizemos foi forte. Conseguimos atender todos os que precisavam e/ou queriam. Inclusive acolhendo os animais que acompanham estes moradores”, salientou o secretário de Assistência Social, Argeu Alencar da Silva.

Histórico
As equipes que percorreram as ruas da cidade, no primeiro dia da força-tarefa, ocorrido na última terça-feira (17), atenderam 10 pessoas, sendo 8 encaminhadas para o abrigo municipal, no Joapiranga. 

Já na segunda noite, com temperaturas registradas em seis graus, a Prefeitura distribuiu 34 cobertores e encaminhou mais 8 pessoas ao abrigo. Enquanto na terceira noite realizaram 11 abordagens às pessoas em situação de rua, sendo oito encaminhamentos ao abrigo municipal.

Na última noite da força-tarefa, feita na última sexta-feira (20), mais 6 pessoas foram encaminhadas ao espaço.
O abrigo funcionou das 19 horas às 7 horas do dia seguinte. Os acolhidos receberam jantar, ceia da noite e café da manhã no dia seguinte, além do banho. 

A ação começou logo após o anúncio de uma frente frio, na última segunda-feira (16), com a participação das Secretarias da Assistência Social, da Saúde, de Segurança e Cidadania, por meio da GCM, da Coordenadoria do Bem-Estar Animal, vinculada ao Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, e Fundo Social de Solidariedade (FSS), além da Polícia

Operação Inverno
A Prefeitura intensificou a Operação Inverno deste ano desde a última segunda-feira (23), antecipando a estação, que começa dia 21 de junho. Nesta fase, há 50 leitos disponíveis, com a utilização do Centro Comunitário e o abrigo municipal, garantindo um aumento de, aproximadamente, 70% de vagas para atendimento às pessoas em situação de rua. A operação está prevista encerrar dia 21 de agosto, com duração de 90 dias.

Campanha de solidariedade
Paralelo a estas ações, o Fundo Social de Solidariedade (FSS) iniciou a tradicional campanha de inverno, no início deste mês, com a EPTV e o governo do Estado.

Na EPTV o slogan usado é Seu Agasalho Pode Ter um Final Feliz, Doe. Já a parceria entre o Estado de São Paulo e o Fundo Social do Estado visa estimular a doação de cobertores novos como um ato de amor ao próximo: Este Inverno Não Vai Ser Tão Frio, Porque Podemos Contar Com Você. 

O FSS está disponibilizando caixas e transporte para as escolas, condomínios e a todos que quiserem participar desta tão importante campanha solidária. “Estamos pedindo roupas de frio e cobertores”, adiantou o diretor, Fábio Cuono. 

Segundo o diretor do FSS, Fábio Cuono, o Fundo Social disponibilizou dezenas de cobertores para a Secretaria de 
Assistência Social, para a ação conjunta. Militar (PM).

Os principais locais e vias públicas com pessoas em situação de rua na cidade são a Estação de trem,  Viaduto da Vila Santana (Av. Brasil), Praça 500 anos, próximo ao banheiro público, Praça da Bíblia, Canteiro central da Av. dos Esportes, entre SEAS e Rodoviária,  Rua Antônio Carlos, Rua Treze de Maio (próximo a FabriSpuma), Terminal Rodoviário e o CACC. Neste sábado, dia 28, há ação especial para recebimento no Fundo Social durante todo o dia.

Leia anterior

Ação de conscientização sobre a vacinação nesta quinta (26) em Valinhos

Leia a seguir

Ecoponto móvel próximo aos bairros Jd. Morada do Sol e Jd. Universo nesta sexta (27) e sábado (28) em Valinhos