Profissional da educação aponta estratégias e abordagens para os pequenos terem sucesso na hora de ler e escrever
A alfabetização é um dos pilares fundamentais da educação e desempenha um papel crucial na vida de cada indivíduo. Para entender melhor sua relevância, conversamos com a professora Sonia Maria da Silva Fernandes, de 61 anos, que atua na área da educação desde 2008 e está na rede de educação do município de Valinhos desde 2018. Sonia é professora do fundamental I, atendendo alunos da educação infantil até o 5⁰ Ano, atualmente leciona na EMEB D. Carolina de Oliveira Sigrist com uma turma do 2º ano.
A alfabetização, que envolve a habilidade de ler e escrever, é vista pela professora Sonia como a base da formação global de um indivíduo. “É através da escrita e da leitura que se pode obter e transmitir informações, emitir opiniões e, de alguma forma, construir sua história. A alfabetização abre portas para a construção e aquisição de conhecimentos”, destaca.
Quando se trata do processo de aprendizagem da leitura e escrita, Sonia aponta desafios significativos. “Falta de acesso e dificuldade de permanência junto aos recursos educacionais adequados, além da desigualdade social, que afeta de forma impactante a possibilidade de acesso e permanência na escola, prejudicam muito o processo de aprendizado e alfabetização”, enfatiza a entrevistada.
Para ensinar crianças a ler, a professora destaca a importância de estratégias significativas. “Estratégias que levem em conta a ludicidade, a realidade cultural do indivíduo, o uso de materiais adaptados, e que permitam que o aluno participe ativamente do processo educativo, são as mais bem-sucedidas”, afirma.
Sonia ressalta a importância de abordagens diferenciadas para crianças com dificuldades de aprendizagem. “Reforço escolar, jogos pedagógicos, dinâmicas individualizadas, acompanhamento psicopedagógico e atendimento educacional especializado são aliados importantes para alunos com dificuldades”, explica.
Ela destaca ainda que a rede municipal de Valinhos oferece suporte específico em sala de recursos no contraturno para apoiar casos de dificuldades de aprendizagem e transtornos que podem dificultar o processo de alfabetização.
Já a família desempenha um papel crucial no processo de alfabetização. “Oferecer estímulos e criar um ambiente com prática de escrita e leitura é essencial. Isso ajuda a criar uma base sólida e consolidar as habilidades necessárias para a alfabetização”, ressalta Sonia.
Sobre o impacto da tecnologia na alfabetização, Sonia menciona que ela pode ser uma ferramenta poderosa, mas precisa ser usada com moderação. “A tecnologia oferece muitas interações, mas precisa ser dosada, pois sozinha não é capaz de realizar todos os processos envolvidos na alfabetização”, explica.
Indicadores de sucesso na alfabetização incluem a capacidade da criança de expressar ideias por escrito, decodificar mensagens escritas, além de desenvolver o gosto pela leitura e escrita. Sonia também ressalta que o processo de alfabetização é o alicerce para o letramento, quando a criança consegue usar a escrita de forma social e produtiva.
A entrevistada destaca que o gosto pela leitura pode ser promovido desde cedo. “Crianças desenvolvem o gosto pela leitura estando perto de leitores. Ler histórias, contar, cantar canções e brincadeiras que envolvam a escrita são práticas valiosas para estimular o interesse pela leitura”, diz.
Para crianças com dificuldades na leitura e escrita, a professora sugere que os pais ofereçam apoio sem pressões. “Incentivar atividades de escrita no dia a dia, como escrever receitas, lista de compras, ler em voz alta, e tornar a escrita divertida ajuda a tornar o processo mais significativo e prazeroso”, conclui.
A alfabetização é uma jornada essencial na vida de cada criança, e o compromisso de educadores e pais desempenha um papel fundamental em seu sucesso. Conforme destacado pela Prof. Sonia, cada pequeno passo no processo de alfabetização é uma construção sólida para um futuro letrado e cheio de possibilidades.