Álvaro Ribeiro, estudante de 21 anos, teve a chance de se preparar e realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de forma diferenciada. Ele enfrenta desafios de deficiência auditiva e paralisia cerebral. Utilizando o recurso da videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras) em 2018 e 2019, Álvaro conseguiu a pontuação necessária para ingressar no curso de Gestão Pública do Instituto Federal de Brasília (IFB). Dominando Libras, a videoprova tornou-se fundamental para que ele pudesse se destacar no ensino superior.
A Língua Brasileira de Sinais é o primeiro idioma para muitos surdos e deficientes auditivos, enquanto o português é a segunda língua. A videoprova em Libras, oferecida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 2017, apresenta questões e opções de resposta na língua de sinais, o que auxilia na compreensão de candidatos com essa necessidade. Além disso, os materiais do Enem, como editais, cartilhas e campanhas de comunicação, também são disponibilizados em Libras.
Em 2023, um total de 641 candidatos solicitou a aplicação da videoprova em Libras, e 718 candidatos requisitaram um tradutor-intérprete em Libras. O Inep relata que aproximadamente 61,5 mil estudantes da educação básica no Brasil enfrentam deficiências relacionadas à surdez.
O Inep proporciona diversos recursos de acessibilidade no Enem para garantir a equidade para todos os candidatos. Nesta edição, foram aprovadas 38.101 solicitações de atendimento especializado e 70.411 pedidos de recursos de acessibilidade.
Entre os recursos mais requisitados pelos participantes, destacam-se o auxílio para leitura (10.721 solicitações aprovadas), correção diferenciada (8.703), auxílio para transcrição (7.507) e acesso a salas de fácil locomoção (6.449 pedidos). Entre as necessidades especiais, as solicitações de candidatos com déficit de atenção alcançaram o maior número, com 13.686 pedidos aprovados, seguidas pelas inscrições de participantes com baixa visão, totalizando 6.504.
O Enem oferece ainda outros recursos de acessibilidade, incluindo auxílio para leitura e transcrição, leitura labial, leitura tátil e cartões-resposta ampliados.