Quando estamos batalhando por uma conquista, às vezes temos a ilusão de que, quando alcançarmos o objetivo, poderemos descansar.
Isso é um engano.
Manter o que construímos dá tanto ou mais trabalho do que chegar lá. Quem já conseguiu construir sua casa sabe do que estou falando: se não trabalhar para manter, vai ver tudo o que conseguiu deteriorar diante de seus olhos.
Valinhos é uma cidade segura. Hoje, a terceira mais segura do país. Mas sempre digo que trabalhamos como se fosse a última colocada desse ranking. E é importante que seja assim, para que essa tranquilidade que conquistamos não seja ameaçada.
Esta semana, a Secretaria de Segurança Pública divulgou os dados da violência no Estado e Valinhos mais uma vez é destaque. A cidade teve em 2023 sua menor taxa de homicídio em dez anos. E 100% desses crimes esclarecidos pelo nosso sistema Olho Vivo, que é a integração de toda a inteligência das forças de segurança e de nossa muralha digital, ambos implantados nesta gestão.
Isso é importante para que a bandidagem saiba que, aqui, ninguém se safa. Mal-intencionado que vem para cá, nem que seja só de passagem, a gente pega. E podem espalhar a notícia que é pra passarem longe.
Aumentamos o efetivo da nossa Guarda Municipal, investimos em equipamentos e em pessoal: hoje, a GCM tem seu plano de cargos e carreiras, sonhado por muitos anos. Nossa guarda treina outras guardas da região. Somos referência em segurança.
E referência não só na nossa região metropolitana. A média da taxa de homicídios no Estado de São Paulo é nada menos que 624% maior do que a de Valinhos. Estamos no rumo certo, e seguimos sem descansar. Porque é a segurança quem garante a liberdade de nossas famílias criarem seus filhos, trabalharem e prosperarem. Seguimos incansáveis para que o valinhense possa ficar descansado.