News

Dia Mundial sem Tabaco: Prefeitura realiza ações de conscientização na próxima quarta-feira (29)

Equipe multiprofissional abordará o tema no CEV II e III e na Rodoviária

A Prefeitura de Valinhos, através da Secretaria da Saúde, promoverá na próxima quarta-feira (29) atividades de conscientização em comemoração ao Dia Mundial Sem Tabaco (31). Uma equipe multiprofissional visitará os Centros de Especialidades (CEV) II e III e a Rodoviária, oferecendo orientações sobre os malefícios do tabagismo e os benefícios de parar de fumar. Também serão distribuídos panfletos informativos sobre o tema.

Em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), serão distribuídos folders informativos, com os clínicos gerais abordando o assunto com os pacientes.

Segundo a Secretaria da Saúde, como no ano anterior, haverá um foco especial nos riscos do uso de cigarro eletrônico. Os profissionais de saúde também informarão os munícipes sobre os serviços e tratamentos disponíveis na rede municipal.

TRATAMENTO E APOIO

Em Valinhos, os residentes podem buscar tratamento e apoio em grupos do Programa Nacional de Controle do Tabagismo em dois locais: no Departamento de Programas e no Centro de Referência de Atendimento Psicossocial (CREAPS), localizado na Rua Dezessete, s/nº, Jardim Nova Palmares II, e no Centro Integrado à Saúde (CIS), na Rua Clóvis Bevilácqua, 15, bairro São Cristóvão (antigo Sesi 299).

Os grupos se reúnem semanalmente, com equipes multidisciplinares desenvolvendo temas e abordagens para ajudar os fumantes a parar e permanecer sem fumar.

Os interessados em obter mais informações ou inscrever-se no Programa de Controle do Tabagismo podem fazê-lo na UBS mais próxima de sua residência ou pelo telefone (19) 3871-6289.

DOENÇA

O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência da nicotina e é a principal causa evitável de doenças e mortes precoces no mundo. Está associado a várias doenças, incluindo diversos tipos de câncer (leucemia, pulmão, oral, garganta, bexiga, pâncreas, intestino, estômago e outros), aumento do risco cardiovascular (doenças cardíacas, infarto, AVC, tromboses), infertilidade, impotência sexual, osteoporose, úlceras gástricas, doenças pulmonares crônicas e várias outras comorbidades.

Além do cigarro tradicional, as novas formas de consumo de nicotina, como cigarros eletrônicos, cigarros aquecidos e narguilés, também serão abordadas durante a campanha, pois todos contêm altas quantidades de nicotina salinizada, que é altamente viciante e causa dependência rapidamente. Mesmo com a venda proibida no país, os cigarros eletrônicos são comercializados ilegalmente e são uma das principais portas de entrada para o tabagismo, especialmente entre os jovens.

Leia anterior

Bairro Jardim Nova Esperança, em Itatiba, deixa de ser responsabilidade do DAEV e se torna da SABESP

Leia a seguir

Campeonato Brasileiro retoma a partir da 7ª rodada nos dias 1º e 2 de junho