Os proprietários de veículos registrados no estado de São Paulo já podem consultar os valores do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025. A consulta está disponível em terminais de autoatendimento, internet banking, aplicativos bancários e no portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP). Para isso, é necessário informar o número do Registro Nacional de Veículo Automotor (Renavam) e, em alguns casos, a placa do veículo.
O pagamento pode ser realizado à vista ou parcelado. Quem optar pela quitação em janeiro em cota única terá um desconto de 3%. Outra alternativa é dividir o valor em até cinco parcelas mensais, com vencimentos de acordo com o final da placa do veículo. Para caminhões, há prazos diferenciados e a possibilidade de desconto também para pagamento integral em janeiro.
Entre as novidades, o pagamento via Pix foi mantido, permitindo maior agilidade na quitação do imposto. Para utilizar essa opção, o contribuinte deve acessar a página do IPVA no site da Sefaz-SP, inserir os dados do veículo e gerar um QR code, válido por 15 minutos. Caso o prazo expire, será necessário emitir um novo código. Além disso, o IPVA pode ser pago por meio de outros canais, como casas lotéricas, débito agendado e cartão de crédito em empresas credenciadas.
O contribuinte que atrasar o pagamento estará sujeito a multa diária de 0,33%, limitada a 20% após 60 dias, além de juros com base na taxa Selic. A inadimplência também resulta na inclusão do débito na Dívida Ativa e no Cadin Estadual, impossibilitando o licenciamento do veículo, o que pode levar à apreensão do automóvel e aplicação de multa.
Mais detalhes sobre o IPVA 2025 podem ser encontrados no portal da Sefaz-SP, onde também está disponível o calendário de vencimentos e as condições de pagamento.