Com a mudança, o horário de saída também será alterado: as turmas da manhã sairão às 11h30 e as da tarde, às 17h30


A partir de 2026, a rede municipal de ensino de Valinhos terá uma importante mudança: as turmas do Infantil 1 ao 5º ano do Ensino Fundamental passarão de quatro para cinco aulas diárias. A medida beneficiará cerca de 7 mil alunos e representa um avanço histórico na educação da cidade.
O novo modelo amplia o tempo de aprendizagem e o currículo escolar, com foco em Língua Portuguesa, Matemática, Artes, Educação Física e Inglês — este último, agora obrigatório desde o Infantil 1. Para atender à nova demanda, 60 professores serão contratados até dezembro.
Com a mudança, o horário de saída também será alterado: as turmas da manhã sairão às 11h30 e as da tarde, às 17h30. Segundo o prefeito Franklin Duarte de Lima, a ampliação corrige uma defasagem antiga. A ação integra o plano de requalificação da Educação, que já contratou 140 novos profissionais em 2025, e deve alcançar 220 até o fim do ano, o maior reforço da última década.
O município também busca melhorar seus índices de alfabetização — hoje, apenas 48,21% das crianças estão plenamente alfabetizadas ao final do 2º ano. Para enfrentar o desafio, Valinhos aderiu ao Programa Tempo de Alfabetizar e ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, fortalecendo o ensino básico e o acompanhamento pedagógico.
Com nota 6,4 no IDEB dos anos iniciais, a Prefeitura aposta em uma nova fase para a educação municipal, marcada por mais tempo de aprendizagem, valorização docente e investimentos estruturais para garantir um futuro com mais igualdade de oportunidades.