A abertura ocorreu na sexta-feira, no Museu, com a participação de profissionais de educação, cultura e Acadêmicos da AVLA.
Após um intervalo de 15 anos, Valinhos reintroduz um evento tradicional destinado a fomentar a produção literária e promover o avanço educacional e cultural. As inscrições para o I Concurso de Prosa e Poesia da Primavera de Valinhos foram abertas nesta sexta-feira (29) durante um evento no Museu e Acervo “Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto”.
Somente os alunos regularmente matriculados em estabelecimentos de ensino públicos e privados da cidade podem participar. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo e-mail: concursoavla@gmail.com.
O concurso é uma iniciativa da Academia Valinhense de Letras e Artes (AVLA), com o apoio da Prefeitura, por meio das secretarias de Educação e Cultura. As competições serão divididas em categorias: Infantil (7 a 12 anos), Juvenil (13 a 18 anos) e Adulto (a partir de 19 anos).
A cerimônia contou com a presença dos membros da AVLA, dos secretários de Educação, William Leite da Silva, e de Cultura, Ricardo do Vale, e da vereadora e membro da AVLA, Simone Belini. Professores, coordenadores e diretores de instituições de ensino também estiveram presentes. A antropóloga e professora Regina Tavares representou a Academia Campinense de Letras.
O secretário de Educação, William Leite da Silva, enfatizou que a iniciativa deve estimular o interesse pela escrita. “Acreditamos que o concurso incentivará os alunos da rede municipal a criar boa literatura, promovendo a criatividade e revelando talentos da cidade”, disse.
O secretário de Cultura, Ricardo do Vale, destacou a relação entre prosa e poesia com o amor e a luz, comparando uma obra literária a um girassol. “Para que o girassol se desenvolva, é necessário um solo fértil, e na administração da Capitã Lucimara Godoy, passamos a ter essa condição na área cultural de Valinhos. Prova disso é o Museu, que passou por reformas e voltou a ser um local de eventos culturais, como o de hoje”, comemorou.
A professora valinhense e avaliadora da comissão julgadora do concurso, Aurelice Sentalin Valverde, expressou sua honra em participar. “Na década de 90, fui vencedora do concurso nas categorias poesia infantil e juvenil. Portanto, estou muito feliz e honrada por fazer parte do resgate que está acontecendo agora”, comentou.
Regulamento
O regulamento está disponível nas redes sociais da AVLA. O texto deve ser inédito, escrito em formato de prosa ou poesia, e de autoria do participante.
Os três vencedores de cada categoria serão homenageados com troféus da Academia Valinhense de Letras e Artes. As inscrições permanecem abertas até 27 de outubro, e a cerimônia de premiação está programada para ocorrer em uma Sessão Solene em novembro.
A avaliação das obras inscritas ficará sob a responsabilidade de uma Comissão Julgadora composta por professoras, educadoras e escritoras, todas membros da AVLA: Aurelice Sentalin, Cibele Madai, Laís Helena Antunes dos Santos Aloise, Josefina Palácio, Maria José Tordin, Neusa Marilda Mucci e Patricia Gomez.
A Comissão Organizadora está a cargo dos membros Cida Reis e Sandra Alves (Poetisa Azul) e da advogada Dra. Adriana Rosa di Stefano. A coordenação geral do concurso é de André Luiz Rosa, presidente da AVLA, e do membro Alexandre Fragoso.