News

Brasileiros e familiares palestinos chegam ao Brasil após deixarem a Faixa de Gaza

Um grupo de brasileiros e seus familiares palestinos, que deixaram a Faixa de Gaza, chegou ao Brasil nesta segunda-feira (13). O governo federal organizou uma operação de acolhimento para o grupo, incluindo atendimento médico e psicológico, além da regularização de documentos.

A travessia pela fronteira com o Egito ocorreu pelo Portal de Rafah no domingo (12), com a chegada ao Cairo no início da noite. O grupo embarcou para Brasília em um voo que decolou às 11h50 (horário local) e pousou às 23h30 (horário local), com paradas técnicas em Roma (Itália), Las Palmas (Espanha) e na Base Aérea do Recife (Brasil).

Os repatriados serão submetidos a apoio psicológico, cuidados médicos, imunização e terão um período de repouso em Brasília, em alojamento da Força Aérea Brasileira (FAB), antes de se deslocarem para outras cidades no Brasil. A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) foi mobilizada para oferecer cuidados em saúde aos repatriados logo na chegada ao Brasil.

A regularização migratória será realizada pela Polícia Federal, e serão emitidos outros documentos para garantir o acesso a serviços públicos e ao emprego.

O grupo que chegou ao Brasil é composto por 22 brasileiros de nascimento, sete palestinos naturalizados brasileiros e três palestinos familiares próximos. Dos 32 repatriados, 17 são crianças, nove mulheres e seis homens.

Esta foi a décima operação da Operação Voltando em Paz do governo federal, que realiza missões de repatriação em áreas de conflito no Oriente Médio. A aeronave VC-2, cedida pela Presidência da República, esteve no Egito por quase um mês para resgatar os repatriados da Faixa de Gaza. A operação já transportou um total de 1.477 passageiros, incluindo 53 animais domésticos.

Leia anterior

Modelos de Vinhedo vencem concurso internacional em Curitiba

Leia a seguir

A sancionada Lei de Cotas agora também inclui quilombolas, enquanto redefine o teto de renda, reduzindo desigualdades