Secretaria de Saúde confirmou mais um caso da doença na cidade, nove importados e cinco autóctones
Foi divulgado nesta segunda-feira, 1° de agosto, mais um caso registrado de varíola dos macacos através da Secretaria de Saúde de Campinas. Com isso, a cidade chega ao total de 14 confirmações, sendo nove importadas e cinco autóctones.
Os pacientes, 13 homens e uma mulher com idade entre 23 e 41 anos. Seis já foram liberados do isolamento, os demais continuam com acompanhamento ambulatorial, sem gravidade e com uma boa evolução.
O Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) tem 38 notificações de monkeypox, sendo três de cidades da região.
A doença pode ser transmitido por contato direto ou indireto com as lesões de pele, contato próximo por tempo prolongado, por vias sexual e respiratórias.
Auxílio
A rede municipal de saúde está preparada para atender, diagnosticar e monitorar os casos da varíola dos macacos. O atendimento para as pessoas com suspeita da doença está disponível nos centros de saúde, prontos-socorros, pronto atendimento e no Centro de Referência em IST, HIV/Aids e Hepatites Virais.
Sintomas
Um dos principais sintomas da doença, é o surgimento de lesões parecidas com espinhas ou bolhas que podem surgir no rosto, dentro da boca ou em outras partes do corpo, como as mãos, pés, peito, genitais ou ânus;
– Caroço no pescoço, axila e virilhas;
– Febre;
– Dor de cabeça;
– Calafrios;
-Cansaço;
-Dores musculares.
Para quem tiver algum dos sintomas citados acima, deve procurar um serviço médico e permanecer em isolamento. A doença pode durar de duas a quatro semanas.