News

Defesa Civil de Valinhos terá acesso a ‘super’ radar da Unicamp para detecção de eventos climáticos

Radar avançado será instalado para monitoramento climático, permitindo resposta rápida a desastres com dados em tempo real

A Defesa Civil de Valinhos em breve terá à disposição uma tecnologia avançada para monitoramento de condições climáticas extremas. Trata-se de um radar de última geração, que está sendo instalado na Unicamp e que permitirá maior precisão e rapidez na detecção de fenômenos meteorológicos severos. A novidade faz parte de um processo mais amplo de modernização, que inclui a implementação do Centro de Operações de Emergência (COE) na cidade.

Atualmente, Valinhos recebe dados meteorológicos de um radar em Bauru. Com a chegada do novo equipamento, a cidade terá acesso direto a informações mais detalhadas e em tempo real, o que deve agilizar a resposta a situações de risco, como inundações e tempestades. Além disso, a Defesa Civil terá a capacidade de emitir relatórios personalizados, como previsões para agricultura e aviação, bem como boletins sobre o balanço hídrico e mapeamento de culturas, que poderão ser ajustados conforme a demanda.

O radar meteorológico de alta tecnologia, capaz de identificar tornados, microexplosões e outros fenômenos extremos, foi recebido em Campinas e, após liberação alfandegária, será montado em uma torre de 10 metros no Cepagri da Unicamp. A expectativa é que o radar esteja operando em fase experimental até o final do ano.

Essa inovação também fará parte do Centro Regional de Meteorologia da Região Metropolitana de Campinas (RMC), que terá a função de monitorar eventos meteorológicos, gerar alertas contínuos e colaborar com redes de monitoramento de desastres estaduais e federais. Além disso, o equipamento, adquirido por meio de uma parceria entre a Agemcamp e a Unicamp, servirá como apoio a pesquisas científicas e contribuirá para a formação de novos profissionais da área.

O investimento no radar foi de cerca de US$ 865 mil, equivalente a aproximadamente R$ 4,8 milhões, financiado pelo Fundo de Desenvolvimento Metropolitano (Fundocamp).

Leia anterior

Sexta-feira promete chegar aos 36°C em Valinhos

Leia a seguir

FEAV Recebe Doações dos Supermercados Dalben e Amaciante Ual