News

“Dengue: O Fim da Picada e da Água Parada” foi destaque em Buritizeiro e João Pinheiro

O espetáculo é realizado através do patrocínio do Minas Ligas, uma empresa que valoriza a arte e a cultura.

Desde segunda-feira, dia 25, até quinta-feira, dia 28, a cidade de Buritizeiro e João Pinheiro foi palco do novo espetáculo da Lumax Produções, intitulado “Dengue: O Fim da Picada e da Água Parada”. As apresentações foram em diferentes localidades, de acordo com os dias, existindo uma sessão de manhã e outra no período da tarde.

Nos primeiros dois dias, a Lumax esteve em Buritizeiro. Na segunda-feira, o espetáculo foi apresentado na E.M. Benedita Conceição Roquette, que se localiza na Rua Triângulo, 204 – São Francisco, às 10h30 e 14h. Já na terça-feira, o evento aconteceu na E.M. Inácio Alves Moreira, que fica na Rua Pará, 369 – São Franscisco, com apenas uma sessão às 09h. 
Para finalizar, os dois últimos dias, as apresentações foram em João Pinheiro. Na quarta-feira, a peça “Dengue: O Fim da Picada e da Água Parada” foi exibida na Escola Municipal Israel Pinheiro – Caic, localizado na Rua Antonio Vicente De Souza, S/N – Mangabeiras, às 10 e 14h. Já na quinta-feira, o espetáculo ocorreu na Escola Estadual Orlinda Saraiva Simões, que fica na Rua Hélio Mendonça Braga, 821- Esplanada, nos mesmos dois horários.

O espetáculo “Dengue: O Fim da Picada e da Água Parada” é uma história comovente que se desenrola no quintal do Sr. Zé, um acumulador de lixo inconsciente dos perigos que ele atrai. Três mosquitos fêmeas, Denguilse, Denguimara e Denguiane, decidem fazer desse lugar seu novo lar.
No entanto, Denguimara, a irmã do meio, descobre a verdade sobre sua espécie ao ouvir uma conversa entre um agente de saúde e o Sr. Zé, que está contaminado com a dengue. Ela percebe que pode causar sérios danos à saúde humana e decide tomar uma atitude. Denguimara se torna vegetariana e, com astúcia, elabora um plano para convencer suas irmãs a seguirem o mesmo caminho.

Juntas, as irmãs se unem para limpar o quintal e eliminar os locais de reprodução do mosquito. O espetáculo transmite a importância da prevenção da dengue e a responsabilidade de cada indivíduo na luta contra essa doença. No final, o agente de saúde alerta as crianças sobre a realidade de que não existe mosquito bonzinho e instrui que, se virem um mosquito suspeito, procurem ajuda. 


O diferencial desta peça é que ele utiliza fantoches para dar vida aos personagens, tornando a apresentação ainda mais cativante e lúdica para as crianças presentes. Através desses personagens encantadores, a peça ensina de forma envolvente e divertida assuntos importantes sobre a prevenção da dengue, de maneira bem humorada e leve. 

A peça Dengue: O fim da Picada e da Água Parada têm como patrocinador o Minas Ligas, que merece um reconhecimento especial, pois é desta forma a empresa incentiva a cultura, e mais ainda, apoiar uma causa tão relevante para a saúde pública. Através desse patrocínio, o Minas Liga demonstra seu compromisso não apenas com as artes, mas também com a educação e o bem-estar da comunidade.
Além disso, a peça é beneficiada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, popularmente conhecida como Lei Rouanet. Essa lei, criada em 1991, estimula a produção e difusão artística no país. Ao receber apoio por meio desta legislação, a peça demonstra seu reconhecimento e valor dentro do panorama cultural brasileiro.

SERVIÇO:


“Dengue: O Fim da Picada e da Água Parada” em Buritizeiro e João Pinheiro


Datas, horários e locais:

25/09 – 10h30 e 14h00
E.M. Benedita Conceição Roquette
Rua Triângulo, 204 – São Francisco – Buritizeiro (MG)

26/09 – 09h00
E.M. Inácio Alves Moreira
Rua Pará, 369 – São Franscisco – Buritizeiro

20/09 – 10h00 e 14h00
Escola Municipal Israel Pinheiro – Caic 
Rua Antonio Vicente De Souza, S/N – Mangabeiras – João Pinheiro (MG)

21/09 – 10h00 e 14h00
Escola Estadual Orlinda Saraiva Simões
Rua Hélio Mendonça Braga, 821- Esplanada – João Pinheiro (MG) 

FICHA TÉCNICA
Elenco
Meire Moraes
Fernanda Pavan
Andressa Estrela
Manipulação de bonecos:
Fabiana Signoreto
Adrielly Milene
Técnico de som:
Wesley Rodrigo
Técnico de palco:
 Robson Silva

Leia anterior

No Dia das Crianças, o Hopi Hari concede acesso gratuito às crianças com idade de até 12 anos

Leia a seguir

Cinema do Shopping Valinhos oferece ingressos promocionais por R$ 12