Exposição ficará aberta ao público de 6 a 13 de junho


No dia 6, às 19h, a ACES (Associação Cristã Acolher, Ensinar e Servir) inaugura no Shopping Valinhos a exposição “Desenhando o ECA em Estilo Mangá”. A mostra reúne produções dos assistidos pela entidade, desenvolvidas durante uma oficina patrocinada pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).
Com uma abordagem criativa e lúdica, a oficina incentivou as crianças a explorarem habilidades de desenho e narrativa, enquanto aprendiam sobre seus direitos garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O projeto também promoveu reflexões sobre como se proteger de situações de violência, exploração e discriminação.
Segundo Clara Noronha Queiroz, presidente da ACES, a linguagem do mangá foi uma ferramenta poderosa para aproximar os jovens dos conceitos do ECA. “Apresentar os direitos das crianças por meio da arte despertou o interesse dos participantes e permitiu um aprendizado mais profundo e significativo”, afirma.
Durante as oficinas, as crianças criaram personagens – heróis e vilões – que representam, respectivamente, os direitos a serem protegidos e os desafios a serem enfrentados. A sociedade escolheu os melhores trabalhos, que agora vão integrar uma cartilha ilustrada sobre o ECA. A publicação tem como objetivo mostrar, de forma didática, os “inimigos” que crianças podem encontrar em sua trajetória e como o ECA atua como um herói, símbolo de proteção e justiça.
“A exposição dos trabalhos é o coroamento de um projeto significativo, além de ser uma excelente oportunidade para que a sociedade, pais e familiares acompanhem o aprendizado das crianças”, conclui a presidente.
A exposição ficará aberta ao público de 6 a 13 de junho, durante o horário de funcionamento do Shopping Valinhos.