Entusiasta do radioamadorismo, valinhense Alexandre Costa mantém hobby há 20 anos

O valinhense Alexandre Costa, proprietário de uma empresa que oferece serviço de guincho para Valinhos e região, conta com orgulho que começou a praticar radioamadorismo em 1994 e que mantém o hobby até hoje, atuando também como mantenedor de uma repetidora em UHF e uma Digipeater (APRS), junto com outros amigos radioamadores de Valinhos.

A história do radioamadorismo inicia-se com experimentos do padre brasileiro Roberto Landell de Moura e do italiano Guglielmo Marconi, que estabeleceram as primeiras transmissões de rádio entre o final do século XIX e início do século XX. Na prática, um transceptor conectado a um sistema irradiante (antena) utiliza sistemas analógicos (fonia), digitais (voz ou dados) ou código morse (CW) para a comunicação.

O interesse do Alexandre pelo radioamadorismo surgiu da necessidade de se comunicar com os amigos de trilha, nos passeios de Jeep que faziam na nossa região. “Instalei um rádio (PX), o mesmo que a maioria dos caminhoneiros utilizam e depois fui pegando gosto e buscando mais sobre o hobby, migrando para outros tipos de comunicação”.

Atualmente, Alexandre pratica mais a modalidade D-Star (modo de voz digital) e também comunicação em HF (longas distâncias), conhecida como DX, onde a diversão é a busca por contatos distantes, de qualquer país e cultura do mundo. “Quanto maior a dificuldade técnica para realizar o contato, maior é a felicidade do radioamador”.

De acordo com Alexandre, além de adquirir conhecimentos técnicos e operacionais sobre os equipamentos e sistemas de transmissão, o praticante pode aprender novos idiomas ou explorar outros campos do conhecimento, como geografia, mecânica, elétrica, energias alternativas, etc.

Todo terceiro domingo de cada mês, Alexandre e um grupo de amigos se encontram na antiga Estação de Valinhos, atual Museu e Acervo Municipal Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto, para trocarem ideias e experiências sobre o hobby. O próximo encontro será no dia 17 de novembro, e Alexandre deixa o convite para quem tiver interesse e curiosidade.

Leia anterior

Homem mata a própria mãe a facadas em apartamento no Taquaral

Leia a seguir

Franklin propõe passarela na Santa Casa e duplicação de rodovias em encontro com DER