News

Furacão deve atingir o solo da florida na madrugada de Quinta-Feira e tem potencial para ser o pior em 100 anos

O furacão Milton, que teve um aumento ‘explosivo’ em poucas horas, com potencial para ser o pior em 100 anos, despertando alertas para risco extremo, deve atingir o solo da Florida, nos Estados Unidos, na madrugada desta quinta-feira, 10.

De acordo com afirmação do Centro Nacional de Furacões (NHC), nesta quarta-feira o furacão estava a 340 quilômetros da costa da Flórida, e a previsão para que tocasse o solo no estado norte-americano passou para 1h de quinta-feira no horário local (2h pelo horário de Brasília).

O fenômeno, que tem causado tensão entre os brasileiros que moram no estado norte-americano, tem força capaz de atingir categoria máxima em um intervalo de menos de 24 horas.

De acordo com relatos de brasileiros residentes na Florida, concedidos aos veículos de comunicação do Brasil, a chegada do Milton tem causado fuga, medo e preocupação nos moradores que estão próximos da cidade de Tampa, onde há ordem de evacuação por conta da aproximação do furacão.

Em uma fala contundente, “vocês vão morrer”, a prefeita da cidade de Tampa, Jane Castor, alertou os moradores que não deixarem a região até a chegada do furacão.

Mais de 1 milhão de pessoas receberam ordens para sair de casa e procurar por abrigo imediatamente. A saída da população deixou cidades-fantasmas e provocou congestionamentos. Ainda segundo o NHC, o furacão será “extremamente perigoso” quando tocar o solo em Tampa, no Golfo da Flórida.

A previsão é de que uma das primeiras áreas que serão afetadas é a região metropolitana de Tampa, onde vivem mais de 3 milhões de pessoas. As autoridades locais esperam estragos generalizados em casas e edifícios, inclusive com risco de inundações.

Outras áreas da Flórida também podem ser fortemente afetadas, como Orlando. A Disney, por exemplo, resolveu fechar parques temáticos na região a partir desta quarta-feira.

Leia anterior

Vereadores agradecem votos e parabenizam eleitos

Leia a seguir

Espetáculo infantil premiado faz temporada em Campinas