A frota da Guarda Civil Municipal (GCM) de Valinhos foi ampliada com a inclusão de quatro novas viaturas nesta quinta-feira (23). Atualmente, a corporação conta com 29 veículos, representando um aumento de 26% nos últimos dois anos.
A prefeita Capitã Lucimara de Godoy entregou duas viaturas SUV Trailblazer Premier 4 x 4, designadas para as equipes da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), e duas viaturas locadas, do modelo Renault Duster, na Base da Guarda Civil Municipal de Valinhos.
Destacando a posição de Valinhos como referência nacional em segurança, a prefeita ressaltou os avanços proporcionados pelo Programa Olho Vivo. Esse programa integra as ações dos guardas nas ruas ao Centro de Operações e Inteligência, onde mais de mil câmeras e sistemas de dados monitoram a cidade, tornando o combate à criminalidade mais eficaz.
Além de possibilitar maior capacidade para agentes e armamentos, as novas viaturas contribuirão para intensificar as ações ostensivas e preventivas nas ruas de Valinhos. Elas também oferecerão suporte aos veículos menores que operam preventivamente nos bairros.
O secretário de Segurança Pública, Argeu Alencar da Silva, destacou que as novas viaturas facilitarão a abordagem a veículos suspeitos, permitindo consultas instantâneas de placas e trajetos pelos sistemas de monitoramento.
As viaturas da Romu também poderão prestar apoio em diversas ocorrências, incluindo colaboração com as polícias estaduais, atendimento em locais com grande concentração de pessoas, controle de tumultos e operações integradas com outros órgãos públicos.
No presente ano, as equipes da ROMU atenderam a 3.713 ocorrências, respondendo por quase 11% do total realizado pela GCM. A corporação também registrou 91 ocorrências com abordagem de veículos, com imagens capturadas pela muralha digital.
O evento contou com a presença da chefe de gabinete, Claudineia Vendemiatti Serafim, o secretário de Defesa Social e Mobilidade Urbana de Vinhedo, Osmir Cruz, o vice-presidente da Câmara, vereador Thiago Samasso, os vereadores Alexandre Japa e Fábio Damasceno (em representação), a comandante da GCM, Sandra Magalhaes, o diretor de Operação da GCM, Aparecido Ignácio, os subinspetores da ROMU, José Donizete Cezário e Jesuíno Osório, o inspetor do Centro de Operações de Inteligência (COI), Robson Cleber Silva, o diretor de Gestão de Processos, Redcliff Sierra, o capitão da 4ª Companhia da Polícia Militar de Valinhos, Fábio Azevedo, o delegado da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), Júlio César Brugnoli, o sargento do Corpo de Bombeiros, Hélio Jr, além das corporações de Vinhedo, Campinas e Artur Nogueira.