Quesitos como estupros e roubos de carga tiveram grandes diminuições, mas furtos e assassinatos aumentaram
Por Bruno Marques
Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), os principais índices criminais referentes a Valinhos oscilaram durante o primeiro semestre de 2022 em comparação com o mesmo período no ano passado. Dos sete quesitos analisados, três melhoraram, mas outros quatro pioraram.
Menos estupros, roubos de carga e furtos de veículos
De acordo com o balanço da SSP, houve melhora nos casos de registros de estupro, que caíram de 14 no primeiro semestre de 2021 para nove no primeiro semestre deste ano. Ou seja, 35,7% a menos.
Os furtos de veículos também baixaram de 109 incidências nos seis primeiros meses do ano passado, para 79 de janeiro a junho de 2022, o que representa uma melhora de 27,5%. O melhor índice apresentado foi na diminuição de roubos de carga. De oito no primeiro semestre do ano passado, houve registro de apenas dois no mesmo período do ano atual. Uma queda de 75%.
Mais assassinatos, assaltos, furtos e roubos de veículos
Porém, outros índices apresentaram uma elevação em outros tipos de crime. Se Valinhos não viu nenhum caso registrado de homicídio doloso (assassinato) no primeiro semestre de 2021, neste ano foram anotados três. O número de assaltos teve um pequeno aumento de 79 para 80 e os roubos de veículos cresceram 18%.
Por fim, o item criminal que apresentou o maior aumento foi o de furtos. Ao todo, 263 deles foram registrados nos primeiros seis meses do ano passado. Já no primeiro semestre deste, foram 380, ou seja, uma piora de 30,7%. Considerável parte destes delitos foi de celulares.
Posição da prefeita
“Estatística é importante para que as forças de segurança possam analisar e projetar, de forma sistemática e constante, as ações necessárias para o combate à criminalidade. Porém, há dois aspectos que temos sempre que ressaltar: o primeiro é que números representam pessoas e, assim, é importante sempre o respeito com as vítimas. E, em segundo lugar, o que devemos como gestores públicos é apresentar, de forma constante, investimentos e ações que permitam ampliar a segurança da população. E assim temos trabalhado, de forma integrada entre Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil. E estamos avançando em ferramentas inéditas para Valinhos, como o Centro de Operações e Inteligência, que está em obras na Guarda Civil Municipal, uma revolução no sistema de segurança da cidade, com câmeras, monitoramento 24 horas por dia, sistemas interligados a banco de dados nacional (fruto também de um convênio inédito que trouxemos para Valinhos, o Córtex, junto ao Ministério da Justiça), enfim, um avanço inédito para a segurança da nossa população, que em breve vai entrar em pleno funcionamento. E, claro, os investimentos em novos veículos para a Guarda, como os 10 que já anunciamos, novos armamentos, respeito e valorização ao profissional Guarda Civil Municipal de Valinhos, que tanto trabalha, integrado as demais forças policiais, para a segurança da nossa população”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.
“Valinhos é uma das cidades mais seguras do país”, garante secretário
Posição do secretário de Segurança, Osmir Cruz: “Os homicídios ocorridos em 2022 são casos particulares, ligados a questões familiares e acertos, e não reflexo de uma hipotética ausência de segurança na cidade. Estupro é uma modalidade de crime que a polícia não consegue prever, porém a Prefeitura e a Secretaria de Segurança Pública e Cidadania desenvolvem diversas ações para prevenir a ocorrência desses crimes, como o Projeto Guardiã Maria da Penha que oferece de forma gratuita aulas de defesa pessoal para mulheres.
Considerando crimes (furto e roubo) contra o patrimônio “veículos”, houve sim uma queda de 2021 para 2022 de 26 unidades na comparação. Uma preocupação que talvez possa refletir nos índices é que a opção de se confeccionar o Boletim de Ocorrência pela Delegacia Eletrônica no site da Polícia Civil, onde a vítima, por não estar familiarizada com os campos de preenchimento, insira informações de forma errônea.
Roubos (geral): aumento de uma ocorrência (79 para 80) em 365 dias (um ano) não reflete ausência de segurança, e estatisticamente é o acontecimento de 0,21 crime por dia, ou seja, menos de um diariamente. Roubo de carga: é uma modalidade de crime que geralmente acontece nas rodovias, cuja atribuição da segurança é da Polícia Militar Rodoviária (Estadual).
Furtos (geral): Com o uso cada vez maior pelas vítimas da Delegacia Eletrônica da Polícia Civil, a confecção do Boletim de Ocorrência de forma virtual elevou e continua elevando o número de registros, nivelando até de forma injusta os crimes de maior gravidade (furto de residências, por exemplo) que são baixos em Valinhos, com os crimes virtuais (roubo de dados, furto de valores bancários por PIX, uso por terceiros de cartões de débito/crédito por aproximação, que independem de senha), que por vezes acontecem por descuido e falta de conhecimento das pessoas.
A Secretaria de Segurança Pública e Cidadania reafirma que o trabalho conjunto entre a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil, e participação e apoio da população por meio do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) e denúncias pelos telefones de emergência 153 e 190, permitem auferir a Valinhos a condição de uma das cidades mais seguras do país”.
Primeiro semestre de 2021:
Homicídio doloso: 0
Estupros: 14
Roubos: 79
Roubos de veículos: 18
Roubos de carga: 8
Furtos: 263
Furtos de veículo: 109
Primeiro semestre de 2022:
Homicídio doloso: 3 aumentou
Estupros: 9 diminuiu – 35,7%
Roubos: 80 aumentou +1,2%
Roubos de veículos: 22 aumentou +18,1%
Roubos de carga: 2 diminuiu -75%
Furtos: 380 aumentou +30,7%
Furtos de veículo: 79 diminuiu -27,5%