“O que te assombra” oferece três passeios diferentes a partir de 5ª

Além dos conhecidos passeios à Catedral e Cemitério da Saudade, programa inclui visita ao Cemitério dos Alemães, no Friburgo

O projeto “O que te assombra”, que propõe passeios por locais na cidade com histórias de assombrações, disponibiliza três agendas diferentes para esta semana em Campinas. A programação inclui visita à Catedral Metropolitana nesta quinta-feira, 20 de abril; Cemitério da Saudade, na sexta-feira, 21; e Cemitério dos Alemães no sábado, dia 22.

Os passeios são gratuitos, bastando apenas fazer inscrição no link:  @oqueteassombra. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo apoia a iniciativa. 

 Passeios 

O primeiro tour a pé será na quinta-feira à noite, rumo à Catedral Metropolitana, com visita à cripta, ao relógio e terá contação de histórias. A concentração do grupo será às 19h15, na frente da Basílica de Nossa Senhora do Carmo, na rua Barão de Jaguara, s/nº, Centro.

 A visita ao Cemitério da Saudade, na sexta (21), também é noturna e, durante o trajeto, serão contadas histórias de assombrações e dos mortos famosos ou tidos como milagreiros enterrados no local. A concentração do grupo será às 20h15, na Praça Voluntários de 32, s/nº, em frente à entrada principal do cemitério.

Estreia

O terceiro passeio é o mais novo do projeto. A proposta dos organizadores é promover uma visita histórica a um local que tem quase 150 anos de história: o Cemitério dos Alemães e o Centro Comunitário do Bairro Friburgo. Durante o tour, no sábado de manhã, será realizado um cortejo com o andor original que levava os caixões, desde 1886, data da inauguração do Cemitério dos Alemães.

Friburgo é um bairro rural, situado na divisa entre as cidades de Campinas, Indaiatuba e Monte Mor. Foi formado por famílias de alemães e suíços e recebeu no passado o nome de Friedburg, que significa ‘Castelo da Paz’. Mais tarde, já no século XX, a denominação oficial foi mudada para Friburgo, facilitando sua compreensão. 

O cemitério de Friburgo foi inaugurado em 1886. E, no final dos anos 1920, os sitiantes de Friburgo decidiram erguer sua capela luterana, inaugurada em 1934. Algumas das famílias guardaram o hábito de visitar a comunidade e cultivar antigas tradições como assistir aos cultos luteranos, homenagear seus mortos no ‘Cemitério dos Alemães’ e, ainda, participar de bailes, almoços e grupos de danças alemãs.

De lá haverá uma caminhada de 3 km. Por isso recomenda-se roupas leves e calçado apropriado para caminhada. 

Leia anterior

Hélio dos Anjos não é mais o técnico da Macaca

Leia a seguir

Dahua Technology apresenta Full-color Cube para explorar novas possibilidades de inovação