Na linha de frente da educação, entrevistada conta sobre os bastidores da profissão nas escolas
Por Gabriel Previtale
No Dia da Educação, celebrado em 28 de abril, destacamos a dedicação e o comprometimento de Débora Lopes (deboralopes_psol), 46 anos, residente no bairro Ortizes, em uma das profissões mais especiais e desafiadoras de nossa sociedade: a de professora. Formada em Pedagogia pela Unicamp e pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Anhanguera de Valinhos, sua trajetória na educação é marcada por uma dedicação incansável aos alunos e à promoção de uma educação inclusiva e de qualidade. Em uma entrevista exclusiva ao JTV, Débora compartilhou suas experiências e desafios ao longo de sua jornada como educadora.
“Meu primeiro contato na profissão foi durante meus estágios nas escolas municipais. Sempre gostei muito de crianças, mas decidi ser professora por causa de uma amiga. Ao finalizar o ensino fundamental no SESI 234, tivemos a visita do pessoal divulgando os cursos da Escola Estadual Prof. Cyro de Barros Rezende, que apresentaram o curso do extinto magistério. E uma amiga disse que eu tinha o perfil, que deveria ingressar nesse curso. Foi exatamente o que eu fiz. Me formei em 1995 e no ano seguinte, 1996, já iniciei com minha primeira turma com alunas e alunos de 4 anos. Era uma escola particular aqui em Valinhos e amei a experiência, claro que foram muitos os desafios, mas o curso do magistério era muito voltado à prática do dia-a-dia, então tive uma boa formação”, revela Débora, e desde então, sua paixão pela educação só cresceu.
Débora destaca os desafios enfrentados diariamente em sua prática pedagógica. “As escolas ainda não são atraentes para as crianças. Temos em nosso dia-a-dia o giz, a lousa e os livros didáticos. A tecnologia está muito avançada e poucas escolas aqui em nosso município conseguem acompanhar e equipar todas as salas de aula”, comenta. Além disso, ela ressalta a importância do envolvimento familiar no processo educacional e os desafios da superlotação de salas de aula, “Principalmente nas séries iniciais do ensino fundamental, momento em que estão em processo de alfabetização e a atenção precisa ser mais individualizada”, pontua a professora.
Trabalhando com crianças de diferentes idades, Débora adota uma abordagem que valoriza a curiosidade e a diversidade de materiais pedagógicos. “Procuro, sempre que possível, levar materiais diversificados para trabalhar as diversas habilidades propostas para as idades”, explica.
A entrevistada ressalta a importância da educação na formação das futuras cidadãs e cidadãos. “Além de trabalhar as competências de conhecimento e pensamento científico e toda questão global do indivíduo, a escola trabalha questões como empatia, cooperação, responsabilidade e cidadania”, destaca. Ela acredita que esses valores contribuirão para uma sociedade mais justa e igualitária no futuro.
No entanto, a professora também chama a atenção para os desafios enfrentados pelos professores, especialmente em relação à remuneração e às condições de trabalho. “A remuneração da categoria está defasada em nosso município em comparação à região metropolitana de Campinas”, explica. Ela destaca a necessidade urgente de revisão do Plano de Cargos e Carreira do Magistério, além da importância de ouvir os profissionais que estão em sala de aula.
Sobre a inclusão, Débora enfatiza sua dedicação em oferecer um ambiente acolhedor e estimulante para todos os alunos. “Esse ano tenho um aluno com TEA (Transtorno do Especto Autista). Não trato a inclusão apenas por cumprimento de uma lei. Meu objetivo é sempre estimular ao máximo, de acordo com as limitações do meu aluno, para que ele desenvolva suas habilidades e hoje já é possível notar um grande desenvolvimento, inclusive na oralidade.”, afirma. No entanto, ela ressalta as dificuldades enfrentadas devido à falta de recursos e apoio adequado para alunos com necessidades especiais.
Para aqueles que enfrentam dificuldades acadêmicas ou emocionais, ela oferece uma atenção individualizada, buscando entender suas necessidades e promover o apoio necessário. Débora Lopes é um exemplo inspirador de dedicação e comprometimento com a educação, deixando um legado de inclusão e valorização do potencial de cada aluno.