News

Tio Mário representa o significado de um agricultor dedicado

Apesar das dificuldades, para o entrevistado, ser um trabalhador rural é gratificante

Tio Mario trabalha com agricultura desde os 7 anos

Por Rafaela Duarte

A agricultura é uma das profissões mais antigas e fundamentais da sociedade, pois é através do árduo trabalho do agricultor que conseguimos ter comida em nossas mesas diariamente. Mesmo assim, muitas vezes esses profissionais não são reconhecidos da maneira que merecem. Ser agricultor não é somente uma profissão, é um modo de vida que exige conexão com a terra, o clima e as plantações, já que eles se dedicam a semear e colher, mesmo em condições adversas. Isso é um compromisso admirável. Nesta sexta-feira, dia 28, é comemorado o Dia do Agricultor, uma homenagem a esses profissionais tão especiais!

Um agricultor que representa a essência do significado desta profissão é o Tio Mário. Sua contribuição para Valinhos vai além do cultivo da terra; é um importante legado de resiliência, dedicação e um amor profundo pela natureza. Sua jornada como agricultor começou quando ele tinha apenas sete anos, e em sua propriedade atualmente são plantados figo, goiaba e um pouco de uva. Segundo Tio Mário, as plantações inicialmente eram apenas de uvas, há mais de 50 anos, pois ele já trabalhava com a fruta em outra plantação em Jundiaí antes de iniciar a sua própria.

Quando questionado sobre como é ser agricultor, o entrevistado respondeu que existem diversas dificuldades por conta das mudanças climáticas, não há descanso. Mas também existem as partes boas, como colher frutas de qualidade, bonitas e, é claro, quando há retorno positivo da colheita. Atualmente, Tio Mário percebeu que não está ocorrendo certa valorização e nem incentivo, e em sua opinião é preciso entender isso antes de começar a trabalhar com agricultura.

Segundo o profissional, a agricultura local é importante para Valinhos, pois, sem ela, a população não tem acesso a alimentos de qualidade, ficando restrita a produtos industrializados. Hoje em dia, com o crescimento dos empreendimentos e condomínios, as áreas agrícolas estão sendo tomadas, e isso preocupa Tio Mário e os outros agricultores da cidade.

Uma ajuda muito especial que esses trabalhadores possuem são as cooperativas e associações. Atualmente, Tio Mário participa da Associação Agrícola e do Sindicato Rural de Valinhos; graças a eles, é possível participar de eventos, como a Festa do Figo, e também é possível comprar defensivos por preços mais acessíveis.

Por fim, Tio Mário deixou um recado para todos os agricultores da cidade de Valinhos: ‘Queridos agricultores, que Deus ilumine suas vidas com muita paz, sucesso e alegria! Vamos lutar sempre para vencer as batalhas e trabalharmos juntos para conquistar nossos objetivos na agricultura”.

Leia anterior

Prazo para inscrição da segunda audiência pública do Plano Diretor se encerra hoje

Leia a seguir

Cantora Maria Alice participa de eliminatória no Festival de Música de Jundiaí