News

Valinhos expande sistema Olho Vivo para todas as escolas municipais

A administração atual de Valinhos ampliou o sistema de segurança Olho Vivo para todas as unidades de ensino da rede municipal.

A prefeita Capitã Lucimara de Godoy destacou a importância da medida, enfatizando que, mesmo sendo a terceira cidade mais segura do Brasil, o trabalho em prol da segurança continua. Agora, todas as 50 unidades de ensino contam com câmeras de monitoramento 24 horas, beneficiando diretamente 12 mil alunos. As imagens são transmitidas em tempo real para o Centro de Operações e Inteligência (COI) na sede da Guarda Civil Municipal (GCM), permitindo respostas rápidas em caso de ocorrências.

Além das câmeras, as escolas possuem o botão SOS Cidadão para reforçar a segurança, proporcionando tranquilidade aos professores, alunos e pais ao permitir acesso rápido às imagens.

O sistema Olho Vivo em Valinhos já possui 1.021 câmeras, das quais 989 são de circuito fechado de TV (CFTV) em prédios públicos e 47 de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR – leitura de placas) em vias públicas. As imagens são integradas aos dados dos sistemas de segurança pública, possibilitando ações coordenadas com as corporações policiais.

O secretário de Segurança Pública e Cidadania, Argeu Alencar da Silva, ressaltou a importância dessa estrutura, que acompanha avanços como o aumento do efetivo e a renovação da frota. O sistema já se mostrou eficaz em investigações criminais, captura de fugitivos e identificação de autores de vandalismo em prédios públicos e privados.

Leia anterior

Dia Mundial da Doença de Parkinson: Entenda os sintomas, diagnóstico e tratamento

Leia a seguir

‘Joaninha Douradinha’ se prepara para os cinemas em uma aventura encantadora