Moradores reclamam de sujeira, infiltração e falta de limpeza
Acúmulo de lixo. Pichação. Falta de iluminação. Odor forte de urina. Esses são alguns dos problemas do Túnel que liga o centro à Vila Santana, em Valinhos (SP). Segundo munícipes que utilizam a passagem, a limpeza e manutenção não são feitas com frequência pela prefeitura da cidade.
Segundo moradores da região, o túnel também apresenta acúmulo de água e forte cheiro de urina. Há tentativas de assaltos frequentes. Diante dos problemas, quem precisa usar o acesso se sente inseguro, evita passar pelo local e acabam atravessando pela linha férrea.
A reportagem apurou, no local, que há pessoas em situação de rua dormindo no túnel de pedestres. Há roupas e pertences espalhados pelo local.
Elaine conta que quando chove o túnel enche, fede urina e esgoto. “Nunca vi ninguém limpando esse túnel. Uso o local para chegar no meu trabalho todos os dias”.
“Além do mau cheiro vindo do túnel, há muita infiltração”, lamenta Willian.
“Entra e sai prefeito, a cena é a mesma quando chove um pouco acima dos limites em Valinhos. A passagem subterrânea é alvo de alagamento e gera transtornos à população”, disse a doméstica, Maria Aparecida.
“O túnel está com o piso quebrado, paredes pichadas, além de faltar limpeza e iluminação. Falam de revitalização, pintam e não fiscalizam. Aí fica difícil!”, declara seu Antônio Luiz, operário.
A reportagem espera que a nova empresa de zeladoria contratada tenha um olhar clínico, assegurando a limpeza e a conservação do local. Como também, a Guarda Civil Municipal mantenha a segurança e fiscalize os vândalos e as pessoas em situação de rua.