RECORDES QUE AINDA SÃO DE AYRTON SENNA QUASE 30 ANOS DEPOIS

Mônaco e massacres em classificações estão entre as marcas ainda imbatíveis

Por Bruno Marques

Não é novidade que Ayrton Senna continua inesquecível nas mentes e corações de fãs ao redor do mundo. Afinal, suas bravas conquistas dentre os melhores da história da Fórmula 1 e sua abrupta morte aos 34 anos, em 1994, o elevaram à condição justa de mártir do esporte. Mas, além de continuar na primeira fila das memórias afetivas coletivas, o brasileiro que só admitia o 1º lugar, continua no seu posto preferido em alguns recordes na Fórmula 1, quase 30 anos depois. Veja quais são eles.

Rei que é rei nunca perde a majestade

Em 1987, com a Lotus amarela, Senna conseguiu sua primeira vitória em Mônaco e não quis saber de protocolo nenhum. No pódio, deu sim um banho na tal família real. O gesto incontido – repreendido até pelo pai de Ayrton – se fez simbólico ao longo do tempo, pois foi o brasileiro que reinou lá em 1987 e de 1989 a 1993. Até hoje, ninguém ocupa esse trono.

137 GPs entre o Top 10 do grid

Senna era um monstro em classificações. Suas voltas lançadas deixavam todos apreensivos nos boxes, enquanto ele tirava décimos que nem a telemetria revelava. E os números confirmam. Dos 162 GPs de Ayrton na F1, em 137 ele largou entre os 10 primeiros. Do GP da Holanda de 1985 até seu último, em Ímola, ele nunca largou abaixo do 10º lugar.

8 poles seguidas

Em seu primeiro ano na McLaren, Senna sabia que Alain Prost era o cara a ser batido. E o brasileiro fez o francês comer poeira em todas as classificações do GP da Espanha até o GP dos EUA do ano seguinte. Foram 8 poles seguidas (equivalente à metade de uma temporada na época). 

7 poles consecutivas no mesmo GP

Entre 1985 e 1991, Senna largou na frente em todas as corridas no mesmo GP. Adivinha qual? Ímola…

Dominador da primeira fila

Entre o GP da Alemanha de 1988 e o GP de Austrália de 1989 conseguiu bater esta marca, Senna só largou na primeira fila (1º ou 2º lugar). Foram 24 GPs na sequência.

Feitos incríveis do brasileiro seguem intactos

Tem GP da França neste fim de semana

O histórico circuito de Paul Ricard é o próximo do calendário A classificação é sábado, às 11h, e a corrida às 10h no domingo.

Leia anterior

AOS 63 ANOS, CATADOR CARREGA QUASE 200KG DE RECICLÁVEIS E ESPERANÇA

Leia a seguir

H. pylori – bactéria pode causar problemas graves e precisa ser tratada